Museu de Portimão apresenta cinema francês à borla

O Museu de Portimão volta a mostrar o que de melhor produzem os realizadores gauleses, através da terceira edição da iniciativa “Filme Francês do Mês”, que se inicia no dia 28 de outubro e se prolongará até junho do próximo ano, sempre com entrada gratuita.

Promovido conjuntamente entre a Alliance Française do Algarve e o Grupo dos Amigos do Museu de Portimão (GAMP), este ciclo de cinema francês, além de divulgar junto do público algarvio os grandes êxitos cinematográficos daquele país, também se destina a atrair os muitos franceses que, cada vez mais, vivem ou passam férias no Algarve, permitindo-lhes em contraponto conhecer a história e o património regionais.

A primeira película deste novo ciclo intitula-se “Damien veut changer le Monde”, foi realizada por Xavier de Choudens em 2018 e será exibida a 28 de outubro, a partir das 21h00, no auditório do Museu de Portimão.

Esta comédia, com a duração de 1h39 minutos, aborda a vida de Damien e da sua irmã, que tiveram uma infância feliz, embalados pela defesa de causas que caracterizavam o quotidiano dos pais, embora o militantismo se tenha extinguido com a morte da mãe. 

Duas décadas mais tarde, quando Damien trabalha como educador numa escola primária, a iminente expulsão de um dos seus alunos convence a sua família e amigos a acompanhá-lo num novo combate. Irão infringir a lei e rapidamente perderão o controlo dos acontecimentos.

Todos os filmes são exibidos na última quinta-feira do mês e em versão original francesa, com legendas em português, nas seguintes datas: 25 de novembro – “Hippocrate”, de Thomas Lilti; 27 de janeiro de 2022 – “Énorme”, de Sophie Letourneur; 24 de fevereiro – “Marche ou Crève” de Tatiana-Margaux Bonhomme; 31 de março – “De Gaulle”, de Gabriel Le Bomin; 28 de abril – “Les Éblouis”, de Sarah Suco; 26 de maio – “Tout ce qu’il me reste de la révolution”, de Judith Davis; e 30 de junho – “Un beau voyou”, de Lucas Bernard.

A Alliance Française do Algarve, cuja sede se localiza em Faro, é uma associação de direito privado cujo objeto é a divulgação da língua e da cultura francesa, fazendo parte das suas atividades o ensino da língua portuguesa para francófonos, além da realização de exames de francês e traduções, entre outras ações.

Em março de 2018, a entidade decidiu alargar a sua presença ao barlavento algarvio e estabeleceu um protocolo de parceria com o GAMP, visando estreitar os laços amigáveis e culturais com o tecido associativo local, graças aos quais o ciclo “Filme Francês do Mês” começou a ter lugar em Portimão, ao mesmo tempo que promove aulas de português para francófonos residentes no concelho, através de uma parceria estabelecida com a Junta de Freguesia de Portimão.

LEIA TAMBÉM:

Submarino deteta 280 quilos de droga à deriva no mar

Onze detidos por burlas informáticas superiores a meio milhão de euros

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 380 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub