Debate sobre o Cancro da Mama

O Espaço Saúde 360º Algarve vai realizar, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Grupo de Apoio de Faro, a Associação Oncológica do Algarve e a Associação Partilhas e Cuidados, uma nova sessão informativa “Saúde em dia” sob o mote Cancro da Mama – o que precisamos de saber?”, com o propósito de assinalar a iniciativa “Outubro Rosa”, mês dedicado ao tema.

A atividade tem lugar esta segunda-feira, dia 25 de outubro, das 15h00 às 16h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Faro, e tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade algarvia para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, ao mesmo tempo que pretende divulgar informação pertinente sobre os tratamentos atuais disponíveis e os recursos de apoio à mulher e família, uma vez que a doença tem um impacto significativo na qualidade de vida do doente e também dos seus familiares.

“Se, por um lado, a incidência e a prevalência desta doença continua a aumentar, por outro lado, o seu diagnóstico e tratamento têm vindo a evoluir ao longo dos últimos anos, contribuindo para menores taxas de reaparecimento de tumores, mais tempo e maior qualidade de vida para os doentes. No entanto, continua a ser bastante importante promover a literacia em saúde nesta temática e, por isso, temos como missão consciencializar a sociedade da região do Algarve para as questões inerentes a esta patologia, pois quanto mais cedo for detetada a doença, maior probabilidade existe em recuperar totalmente”, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve. 

A iniciativa conta com a participação de Margarida Faria, Coordenadora Técnica do rastreio do Cancro da Mama da Associação Oncológica do Algarve, Esperança Pereira, Técnica da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Grupo de Apoio de Faro e Sandra Matinhos, Presidente da Associação Partilhas e Cuidados.

A sessão Cancro da Mama – o que precisamos de saber?”, está enquadrada na iniciativa “Saúde em Dia”, um conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas da área da saúde.

Para isso, contam com o apoio de profissionais de saúde e de Associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam nesta missão de promover a literacia em saúde no seio da comunidade idosa do Algarve.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral, mediante inscrição obrigatória aqui.

LEIA TAMBÉM:

Morte em praia algarvia

Saiba quem passa a mandar no quê na Câmara de Portimão

14 ofertas de emprego

(Visited 13 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub