Bloco de Esquerda defende rede gratuita de lares e creches

pub

Uma delegação do Bloco de Esquerda liderada pelo seu cabeça-de-lista pelo Algarve nas próximas Legislativas, José Gusmão, esteve em Alvor, onde defendeu o desenvolvimento urgente de uma rede pública gratuita de lares e creches.

O grupo bloquista visitou as instalações do Lar e Centro de dia de Alvor, e da Creche e reuniu com o Provedor Mário de Freitas, que deu conta das dificuldades que estas instituições enfrentam.

Na ocasião, José Gusmão considerou que “a pandemia e as medidas restritivas tornaram ainda mais evidentes as enormes carências ao nível de equipamentos e meios humanos qualificados para o apoio aos idosos, seja na vertente dos lares, seja no apoio à vida independente”.

O provedor Mário Freitas referiu a falta de profissionais qualificados e a necessidade de uma 
relação mais construtiva com a Segurança Social. Ao nível das creches, referiu que as respostas existentes são manifestamente insuficientes, havendo, no caso da de Alvor, uma lista de espera superior a 200 crianças.

José Gusmão afirmou que “não vale a pena lamentar a baixa taxa de natalidade quando se insiste manter uma carência tão grave ao nível das creches e pré-escolar”. O candidato do Bloco de Esquerda afirmou ainda que os equipamentos sociais de apoio no princípio ou no fim da vida são uma condição 
determinante de igualdade e justiça social.

Este pilar do Estado social, que, na sua opinião, continua por construir, pode ser uma enorme fonte de 
criação de emprego e um fator de coesão social e territorial. Esse, garantiu, será um dos grandes compromissos do Bloco de Esquerda para o próximo mandato.

Leia também:

Embarcação afunda junto à Docapesca

Mau tempo provoca queda de árvores e inundações no Algarve

Covid-19: Mais uma morte no Algarve

(Visited 46 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub