A estratégia que Portimão deve seguir para se libertar da ‘ditadura’ do turismo

Uma forte aposta na área tecnológica pode ser a chave para que a economia de Portimão se liberte dos problemas da sazonalidade criados pelo turismo.

Esta opinião foi expressa pelo vereador da Câmara de Portimão Filipe Vital na sessão de encerramento das Conferências do Território 2022/2032: uma visão para o Futuro.

O autarca lembrou que, atualmente, as novas tecnologias permitem que muitas pessoas trabalhem remotamente a partir de qualquer ponto do planeta. A somar a isso a circunstância do concelho ter excelentes praias, bem como sol ao longo de todo o ano e bons espaços de lazer, estão criadas as condições mínimas para que seja possível avançar com uma estratégia de captação de profissionais originários de qualquer ponto do país ou do estrangeiro para que “venham trabalhar onde é bom viver”.

Essa estratégia passará, em boa medida, pela “criação de um parque tecnológico de excelência”, o que já esteve mais longe de acontecer. Isto porque está a ser ultimada a candidatura a fundos comunitários do parque tecnológico do Autódromo Internacional do Algarve, que terá como parceiros a Câmara de Portimão e a Universidade do Algarve.

Trata-se de uma infraestrutura que poderá vir a acolher grandes empresas internacionais, essencialmente ligadas ao desporto motorizado, tendo, ao que apurámos, algumas delas já demonstrado o seu interesse em instalar-se no concelho.

Uma segunda ferramenta essencial, para Filipe Vital, é a construção de um novo campus da Universidade do Algarve, que venha a acolher, para além dos cursos que já tem, vários outros especialmente direcionados para as tecnologias, para que seja possível formar os profissionais – que são muito bem pagos – que as empresas que se instalarem em Portimão vão necessitar.

O «Algarve Marafado» sabe que a Câmara tem um terreno que pode ser disponibilizado para o efeito, devendo, dentro de pouco tempo, ser tomada uma decisão final, depois de ouvida a Universidade e de, no interior do executivo, ser levada a cabo uma discussão aprofundada sobre esta matéria.

Caso seja possível desenvolver esta estratégia, Filipe Vital garantiu ter a certeza de que o futuro do concelho fica salvaguardado e que “teremos uma nova geração com qualidade de vida, com salários mais altos e, consequentemente, uma perspetiva de vida muito melhor”.

As Conferências do Território 2022/2032: uma visão para o Futuro foram promovidas pela empresa Territórios Criativas, decorreram na sexta-feira, no auditório do Museu de Portimão e contaram com a participação de responsáveis por vários setores, como, entre outros, o Turismo, a Saúde, os Transportes, a Cultura e o Ensino Superior.

LEIA TAMBÉM:

A EMARP está a contratar

Câmara de Lagoa vai comprar o Centro de Congressos do Arade

Sete ofertas de emprego para câmara algarvia

(Visited 464 times, 2 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub