Torneio Internacional de Patinagem está de regresso

Após dois anos de interregno devido à pandemia, o Torneio Internacional de Patinagem de Velocidade Terras do Infante e a segunda etapa da Taça da Europa 2022 regressam, em força, com mais de meio milhar de patinadores inscritos e a participação de cerca de uma centena de clubes de dezasseis países de quatro continentes.

A 17.ª edição da competição, promovida pelo Roller Lagos Clube de Patinagem e apoiada pelo município de Lagos, tem lugar este fim-de-semana (a 10 de abril).

A primeira fase da competição decorre a 8 e 9 de abril (6.ª e sábado), na pista da Escola Secundária Júlio Dantas, com velocidades a rondar os 50Km/h, sendo que na manhã do dia 10 (domingo) a prova passa para a emblemática Avenida dos Descobrimentos com os 100 metros, a prova mais rápida da modalidade de patinagem de velocidade e a mais longa na maratona, com seis voltas à cidade de Lagos.

O torneio contará com a participação de diversos campeões e ex-campeões mundiais e europeus que vêm fazer a sua estreia nesta época em Lagos.

Os principais candidatos à vitória e figuras mais consagradas são, no caso das provas de longa distância, Martin Ferrié (França), bicampeão mundial de maratona e 15Km a eliminar; Nolan Bediaf (frança), campeão mundial de 10Km pontos; Peter Michael (Nova Zelândia), multicampeão mundial e especialista em provas a eliminar; Patxi Peula (Espanha), campeão europeu e mundial; e, claro, o português e lacobrigense Diogo Marreiros, quatro vezes campeão europeu em 2021, acompanhado pelos seus colegas de clube, Miguel Bravo e Martyn Dias.

Já nas provas curtas masculinas, destacam-se Jhoan Guzman (Espanha), considerado o “Usain Bolt” da patinagem, sendo o mais rápido do mundo em 100m, que tentará, na Avenida dos Descobrimentos, baixar dos 10 segundos; e Simon Albrecht (Alemanha), campeão europeu e um dos mais fortes patinadores do pelotão internacional. 

Do lado feminino, destaque para a forte “armada francesa” formada por Manon Fraboulet, Marine Balanant e Marine Lefeuvre, mas também para de participantes oriundas da Holanda, Espanha e Alemanha e da vencedora de outras edições do Torneio Terras do Infante, a colombiana Aura Quintana. Nas provas curtas, contaremos com a presença da multicampeã europeia Mathilde Pedronno (França), da campeã europeia e mundial Laethisia Schimek (Alemanha), da campeã mundial júnior 2019 Nerea Langa e da medalhada Luiza Gonzalez (Espanha).

Portugal estará bem representado pelo premiado Diogo Marreiros e pela sua “armada lacobrigense”, mas também pelo vice-campeão mundial júnior Marco Lira (CRD Prazeres da Madeira) e pelos vice-campeões europeus juvenis Miguel Monteiro e Jéssica Rodrigues (Madeira).

A prova do dia 10 de abril obrigará ao encerramento ao trânsito nas duas faixas da Avenida dos Descobrimentos, entre as 8h00 e as 10h30, entre os Bombeiros Voluntários de Lagos e o Parque de Estacionamento da Frente Ribeirinha, sendo que entre as 10h30 e as 14h00 manter-se-ão constrangimentos de trânsito nesta via que podem ser consultados aqui

LEIA TAMBÉM:

Duas mulheres feridas em acidente em Portimão

Sete ofertas de emprego para câmara algarvia

Presidente da Câmara de Lagoa reivindica mais uma Unidade de Saúde Familiar para o concelho

(Visited 83 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub