Loulé na linha do tempo

Joana Sequeira apresenta no próximo sábado, 30 de abril, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé “Professor Joaquim Romero Magalhães”, a conferência “Os ofícios do têxtil e do vestuário em Loulé na Idade Média”.

Com o crescimento urbano registado durante a Idade Média, o mundo do trabalho industrial tornou-se cada vez mais especializado. Nos séculos XIV e XV, multiplicam-se as referências a tecelões, tecedeiras e alfaiates – mesteirais que se dedicavam à produção de tecidos e de roupas e que assim prestavam um importante serviço à comunidade, libertando-a deste tipo de tarefas que durante muitos séculos se tinham realizado sobretudo no âmbito doméstico. 

Loulé não era uma exceção e, entre os seus habitantes, contavam-se vários homens e mulheres que trabalhavam nos setores do têxtil e do vestuário, sendo responsáveis por vestir as gentes e as casas da vila. Nesta apresentação, vamos ao encontro desses mesteirais, procurando perceber quem eram, que tipo de produtos fabricavam e “com que linhas se cosiam”, isto é, como é que as suas atividades profissionais eram regulamentadas e fiscalizadas.

Joana Sequeira é Doutora em História e tem publicado estudos sobre a produção, o comércio e o consumo têxteis em Portugal na Idade Média. Atualmente, é Investigadora Auxiliar do Lab2PT, na Universidade do Minho, e é Investigadora Corresponsável do projeto Medcrafts – Regulamentação dos mesteres em Portugal nos finais da Idade Média.

Este evento faz parte da rubrica “Loulé na linha do tempo” e é de entrada livre.

LEIA TAMBÉM:

Casal detido em Portimão por tráfico de droga

Comédia do Boa Esperança vai ‘virar’ filme

Os eventos que pode ver em Lagos

(Visited 49 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev