Cultura

Portimão vai ter Café Memória para pessoas com demência e familiares

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O Município de Portimão, a Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra assinaram ontem, 9 de maio, um protocolo de colaboração relativo ao Projeto Café Memória, visando a operacionalização na cidade de um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores.

O Café Memória Portimão vai arrancar em setembro próximo, naquele que é o “Mês da Pessoa com Demência”, e irá possibilitar a partilha de experiências e suporte mútuo, proporcionando um ambiente acolhedor, reservado e seguro, no qual é facilitada a interação e oferecido apoio emocional, informação útil e promovida a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, num contexto informal.

A missão do Café Memória consiste em reduzir o isolamento social em que muitas das pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. 

Pretende ainda sensibilizar a comunidade para a problemática das demências e envolvê-la na prossecução dos seus objetivos, nomeadamente através da prática de voluntariado, diminuindo deste modo o estigma que lhe está associado, tendo começado como projeto-piloto em abril de 2013 e alargando o seu alcance a várias regiões do país durante a última década.

Projeto “Musical(Mente)” e outras atividades

O Núcleo do Algarve da Associação Alzheimer Portugal tem sede em Portimão e disponibiliza dois gabinetes de apoio da demência, um em Portimão e outro na cidade vizinha de Lagoa, tendo registado desde setembro passado 394 atendimentos telefónicos, presenciais e por e-mail, além de 104 acompanhamentos de caso. 

O Gabinete de Apoio na Demência de Portimão, localizado na Urbanização do Pimentão, Lote 2-cave, situada nos Três Bicos, funciona mediante marcação prévia de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30, podendo ser contactado pelo número de telemóvel 965 276 690 ou pelo email geral.algarve@alzheimerportugal.org 

De entre as atividades organizadas, merece destaque a ação “Musical(Mente)”, que estimula pela música as pessoas com demência e os seus cuidadores e familiares, tendo contado até à data com 50 participantes nas 12 sessões decorridas desde fevereiro passado. 

Esta atividade faz parte do projeto SER na Demência, vencedor do Prémio do Voluntariado Portimão 2021, e é realizada quinzenalmente no Centro Paroquial do Amparo, em Portimão, às segundas-feiras, das 11h00 às 12h30. 

Num ambiente descontraído, são estimuladas nos participantes as reminiscências e recordação de experiências e eventos do passado através da música, ao mesmo tempo que há um momento de conexão entre cuidador e pessoa cuidada.

A investigação científica evidencia os benefícios da música em pessoas com demência, ao permitir recordar acontecimentos importantes e estimular o funcionamento verbal, o que potencia as oportunidades de envolvimento social, possibilitando ao mesmo tempo um alívio dos sintomas de agitação, ansiedade e depressão.

A participação nesta atividade é gratuita, embora seja necessária inscrição através dos seguintes contactos do Núcleo do Algarve da Alzheimer Portugal: email geral.algarve@alzheimerportugal.org  ou  telemóvel 965 276 690.

Por outro lado, em outubro de 2022 Portimão vai receber a segunda edição do Grupo Psicoeducativo para Cuidadores Informais, igualmente parte do projeto SER na Demência, durante a qual serão desenvolvidas atividades formativas e de sensibilização, destinadas a cuidadores formais, informais e técnicos de instituições.

Os interessados em apoiar esta causa que as doações feitas ao Núcleo do Algarve da Alzheimer Portugal e as quotas de associados residentes na região serão revertidas para iniciativas locais, fornecendo recursos vitais para as pessoas com demência que aqui vivem.

Os beneméritos poderão fazer um donativo pontual ou regular para PT50 0035 2166 00021503230 97, sendo os benefícios fiscais (para empresas, até 140%) aplicados na sua declaração de imposto, mediante as respetivas circunstâncias fiscais. 

Entre outras modalidades, também existe a possibilidade de se tornarem associado particular (25 euros/ano) ou empresarial (150euros/ano), ou consignar 0.5 por cento do seu IRS já pago para a Alzheimer Portugal na declaração de impostos, indicando o NIF 502 069.

LEIA TAMBÉM:

Abandonaram uma capital europeia para viver e trabalhar em Alvor

Uma morte em prédio de Portimão e duas pessoas feridas em acidentes

Quatro ofertas de emprego

(Visited 312 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE