Cultura

O misterioso mundo das bactérias e dos micróbios

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Rotary Clube convidou Ivo Boneca para palestraIvo Gomperts Boneca foi o mais recente convidado do Rotary Clube da Praia da Rocha para uma palestra.

Filho e neto de portimonense, é investigador no Instituto Pasteur, onde lidera uma equipa que se dedica a estudar o ‘misterioso’ mundo das bactérias e dos micróbios, com o objetivo de descobrir técnicas e curas para doenças que afligem a humanidade.

Ao longo da sua intervenção fez o ponto de situação sobre o estudo do microbioma humano, que é composto por milhões de micro-organismos, cuja convivência nem sempre é ‘pacífica’, o que provoca desequilíbrios muitas vezes fatais.

Este tipo de estudos é relativamente recente e, tendo em conta a complexidade do ‘ecossistema’, há muito trabalho pela frente e muitos anos de investigação até ser possível ter uma ideia muito clara sobre a forma como se relacionam e como será possível tirar partido disso.

No entanto, o investigador referiu que já estão a ser conseguidas pequenas vitórias, que começam a ter consequências práticas no tratamento de algumas patologias.

LEIA TAMBÉM:

Abandonaram uma capital europeia para viver e trabalhar em Alvor

Uma morte em prédio de Portimão e duas pessoas feridas em acidentes

Quatro ofertas de emprego

(Visited 211 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE