Padre Mário Sousa lança livro para divulgar o “génio de S. Marcos”

pub
pub
pub

(Esta reportagem também pode ser lida na edição impressa do Portimão Jornal ou online, aqui)

A Igreja Matriz de Portimão foi palco, no passado dia 8, da apresentação do mais recente livro do cónego Mário Sousa.

A obra, intitulada “Comentário ao Evangelho de São Marcos”, integra a coleção ‘Bíblica’, tem 776 páginas e foi publicada pela Paulus Editora. Trata-se de um contributo de envergadura dado por este padre para divulgar e contextualizar “o génio de S. Marcos”, que resolveu assumir a tarefa de, “numa altura em que começavam a desaparecer testemunhas”, colocar por escrito o que Jesus tinha feito e dito.

Foi, referiu Mário Sousa, na apresentação, uma forma de “garantir fidelidade” à sua vida e obra. Devido à sua importância, “ler o Evangelho do princípio ao fim devia ser uma obrigação para todos os cristãos”, defendeu. O seu livro pode ser uma preciosa ajuda para isso, uma vez que procura contextualizá-lo e à época em que foi escrito.

A sua esperança é que a obra que agora deu à estampa seja vista como “uma chave para que não se façam leituras fundamentalistas do Evangelho”. O padre exortou os futuros leitores da publicação que agora apresentou a não se assustarem com o seu elevado número de páginas, e a irem, de forma pausada, usando esta ‘ferramenta’ para “saborear, mastigar e ruminar a palavra de Deus”.

Mário Sousa descreve o livro como “um filho gerado no confinamento”, que lhe consumiu muito do seu tempo e esforço ao longo desse período.

Em Portimão, a obra foi apresentada pelo cónego Carlos Aquino, que elogiou o trabalho desenvolvido pelo seu colega e a importância que esta tem para o estudo da palavra de Deus. Poucas horas mais tarde, seria também lançada em Faro, no Salão Nobre do Seminário, numa sessão que teve a apresentação a cargo de António Ventinhas.

Nascido em Tavira, mas registado pelo pai como natural de Vila Real de Santo António, o cónego Mário de Sousa é professor de Novo Testamento no Instituto Superior de Teologia de Évora, diretor do Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve e presidente da Associação Bíblica Portuguesa desde 2017. Em 2020 foi nomeado pela Conferência Episcopal Portuguesa coordenador da sua Comissão da Tradução da Bíblia.

É pároco na Igreja Matriz de Portimão e deão do Cabido da Sé de Faro. A sua formação foi feita no Instituto Superior de Teologia de Évora e Universidade Católica de Lisboa. É licenciado em Teologia e em Ciências Bíblicas, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e doutorado em Teologia Bíblica.


A beleza natural de João D'Arens



O Paraíso à distância de 300 degraus



As loucas corridas de carrinhos de rolamentos



Recanto 'secreto' de Portimão



Águia recuperada volta a voar



Viaduto vai eliminar passagem de nível de Portimão



Passadiços de Alvor: Caminhar entre a ria e o mar



Portimão quer construção de nova ponte


LEIA TAMBÉM:

Dois homens morrem em acidente

Ofertas de emprego em Portimão e Lagos

Homem salvo de afogamento na praia do Vau

(Visited 102 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub