Desporto

Taça do Mundo de Ginástica Rítmica disputa-se em Portimão

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Entre esta sexta-feira, 27 de maio, e o próximo domingo, dia 29, Portimão volta a ser a capital internacional da ginástica rítmica, ao receber a segunda etapa do circuito da Taça do Mundo, que reúne 187 atletas inscritas, em representação de 25 países, entre conjuntos e ginastas individuais.

A anteceder a realização, no Portimão Arena, da 14ª edição da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, teve lugar ontem, dia 26, uma conferência de imprensa para antevisão da prova, durante a qual a diretora executiva da Federação Portuguesa de Ginástica (FPG), Teresa Loureiro, destacou a evolução gradual da competição, de 1992 até à atualidade.

“Ao longo deste já apreciável período, nunca deixámos de contar com o apoio imprescindível e fundamental da autarquia, o que tem permitido que a competição seja montada já em modo de rotina”, enalteceu.

Pronunciada a manifestar-se sobre os destaques no lote de ginastas estrangeiras, a diretora técnica da FPG, Andreia Sanches, referiu a japonesa Kita Sumire, finalista nas últimas Olimpíadas, assim como a húngara Fanni Pigniczki e a norte-americana Evita Griskenas, todas elas presentes em Tóquio. Já nos conjuntos, a responsável apontou favoritismo ao México, ao Brasil e à Finlândia.

Sobre a seleção portuguesa, composta por Margarida Ferreira, Felícia Oprea, Bruna Simões, Clara Melo, Beatriz Freitas e Clara Paiva, a diretora técnica assumiu que “as condições existentes ainda não são as ideais para competirmos em pé de igualdade, sendo esta uma ótima oportunidade para que as meninas adquiram alguma experiência, na sequência da aposta que estamos a fazer nos conjuntos, desde o início deste ano.”

Por sua vez, a vice-presidente da FPG, Catarina Leandro, reforçou a parceria com a autarquia, “que proporciona uma impressão muto positiva junto das delegações participantes ao longo dos anos, as quais não se cansam de elogiar as condições aqui existentes e a afetividade que caracteriza Portimão, onde todos nos sentimos parte de uma grande família.”

“Por todos estes motivos, e porque se trata de um evento com nível competitivo, a prova algarvia da Taça do Mundo prestigia bastante Portimão, a nossa federação e o país”, concluiu.

Na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, sublinhou que, “após o projeto da Cidade Europeia do Desporto 2019, continuámos a investir fortemente nesta área, por a considerarmos essencial, seja para os nossos concidadãos, seja para levarmos o nome de Portimão ao mundo, através da realização de provas ao mais alto nível.”

“A atestar a importância desta competição de excelência para o desenvolvimento desportivo concelhio”, a autarca realçou o facto de existirem atualmente três clubes a praticar ginástica rítmica, um em cada freguesia, num total próximo das três centenas de atletas.

“Para além da promoção de inúmeras modalidades, sejam na terra, no mar ou no ar, a nossa aposta incide também na criação e valorização contínua dos equipamentos desportivos municipais, de que será exemplo a inauguração no Portimão Arena da iluminação LED por ocasião da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, e que representa um investimento camarário na ordem dos 170 mil euros”, disse Isilda Gomes, ao sustentar que “esta estratégia visa ampliar a atratividade de Portimão em termos desportivos.”

Depois de assinalar a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, na cerimónia de encerramento, marcada para a tarde de domingo, 29 de maio, a presidente expressou o desejo de que “os portimonenses encham as bancadas, apreciem este evento desportivo de enorme beleza e acarinhem as nossas ginastas, até porque a entrada é livre.”

Ainda na véspera da prova, as diversas delegações presentes na Taça do Mundo foram recebidas pelo executivo municipal nos Paços do Concelho de Portimão, na habitual cerimónia de boas-vindas. 

Provas individuais e de conjuntos

A competição arrancou pelas 11h00 desta sexta-feira, com os exercícios de arco e bola. Pelas 18h30, terão lugar, nos conjuntos, as competições de cinco bolas.

Já no sábado, dia 28, a competição de maças e fita começa às 11h00, enquanto às 18h15 acontece a competição de três fitas e duas bolas, abrindo o derradeiro dia, 29 de maio, com arcos e bola, pelas 15h00, intercalando a vertente individual com os grupos.

As cerimónias protocolares estão agendadas para as 16h58, a que se seguem as competições de maças e fitas, culminando o programa com a gala e cerimónia de Encerramento, por volta das 19h35.

A prova local da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica tem organização conjunta da Federação de Ginástica de Portugal, Câmara Municipal de Portimão e Associação Turismo de Portimão.

LEIA TAMBÉM:

Dois homens morrem em acidente

Ofertas de emprego em Portimão e Lagos

Homem salvo de afogamento na praia do Vau

(Visited 267 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE