Mais vinho e de boa qualidade no Algarve
Na campanha de 2022-23, a produção de vinho no Algarve deverá aumentar cerca de 5%, em comparação com a campanha anterior, segundo a previsão do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV). No total, a região deverá produzir 1,7 milhões de litros de vinho.
“Observa-se boa sanidade das uvas, pelo que as condições climatéricas fazem prever uma produção com elevada qualidade”, acrescenta o IVV.
No conjunto das regiões do País, a perspetiva é, no entanto, de um “decréscimo de 9% face à campanha 2021/2022”, sustentado por “9 regiões vitivinícolas, destacando-se as regiões do Douro e Porto e de Lisboa com as maiores quebras percentuais” (na ordem dos 20%), explica o IVV.
Esta entidade acrescenta que, na generalidade do País, “as uvas apresentam um bom estado fitossanitário sem registo de doenças ou pragas, como consequência das condições climatéricas verificadas até à data”.
No entanto, “a falta de água e as ondas de calor verificadas acentuam o stress hídrico e térmico, pelo que as condições climatéricas que se verificarem até à vindima, serão ainda determinantes na quantidade e qualidade da colheita”, realça o IVV.
LEIA TAMBÉM:
Os grandes eventos que vamos ter no Algarve em agosto
Os eventos que vão animar Lagos em agosto