Três praias de Portimão vão crescer entre 20 a 40 metros

Os areais das praias dos Careanos, Amado e Três Castelos, em Portimão, vão aumentar entre 20 a 40 metros de largura, através do seu enchimento com areia proveniente da Praia da Rocha.

A obra é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), encontrado-se o projeto de execução em fase de avaliação de impacte ambiental até dia 30 do corrente mês (aqui).

A intervenção, que tem como um dos seus grandes objetivos atenuar a erosão das arribas daquelas praias, incidirá sobre uma frente de mar de 1350 metros, com a deposição de 220.000 m3 de areia, segundo consta nos documentos em consulta pública.

Isso permitirá alargar o areal da praia Careanos em 40 metros, enquanto a praia do Amado irá crescer 30 metros e a dos Três Castelos 20 metros. O prazo total de execução da obra é de seis meses.

A obra de migração sedimentar, que deverá custar cerca de um milhão de euros, “terá uma longevidade de cerca de 4-5 anos”.

Prevê-se, assim, que “os perfis de praia das praias entre o Vau e a Rocha, sofrerão uma taxa de redução média de cerca de 20% por ano”, pelo que no final de 5 anos “retomarão os seus perfis antes da intervenção”, de acordo com o estudo.

Mas a concretização de dois projetos complementares – o aprofundamento e alargamento do canal de navegação do Porto de Portimão (que prevê a deposição de 186.000m3 de areia proveniente do rio nestas três praias) e o prolongamento do esporão que separa a praia dos Três Castelos da Praia da Rocha – poderá mais do que duplicar o referido período de longevidade.

Segundo os especialistas, “se o esporão for construído previamente a qualquer das alimentações artificiais, prevê-se que a longevidade das alimentações seja superior a 10 anos”.

Caso contrário, “a longevidade das praias será menor, tendo em consideração que cerca de 50.000m3 anuais serão transferidos naturalmente para a praia da Rocha”.

Refira-se que após a construção dos molhes do rio Arade, “a Praia da Rocha tem constituído a zona de deposição das areias provenientes de oeste, no sentido do trânsito sedimentar litoral”.

Por esse motivo, a principal praia de Portimão, que tem “uma largura média natural de 35 metros”, “apresenta atualmente uma largura de 235 metros”, segundo é referido  no processo que está em consulta pública.


Recanto 'secreto' de Portimão



O Paraíso à distância de 300 degraus



A beleza natural de João D'Arens



As loucas corridas de carrinhos de rolamentos



Portimão quer construção de nova ponte



Águia recuperada volta a voar



Passadiços de Alvor: Caminhar entre a ria e o mar


LEIA TAMBÉM:

Os grandes eventos que vamos ter no Algarve em agosto

Todos os concertos da FATACIL

Os eventos que vão animar Lagos em agosto

(Visited 2.751 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev