Cultura

Dia Internacional da Juventude celebrado em Albufeira

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A Câmara de Albufeira levou a cabo, na passada sexta-feira, 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, uma cerimónia que reuniu 62 jovens e as suas famílias no Salão Nobre dos Paços do Concelho, ao que se seguiu um almoço convívio e um passeio de barco pela bonita costa de Albufeira.

Na sua intervenção, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, sublinhou que o tema escolhido pelas Nações Unidas para as comemorações do Dia Internacional da Juventude em 2022 é bastante pertinente, destacando que “fomentar a solidariedade entre gerações é fundamental para garantir uma sociedade mais inclusiva e sustentável”.

O autarca mostrou-se bastante satisfeito por ver presente na sala várias gerações (jovens, pais e avós), o que qualificou de um excelente exemplo de solidariedade intergeracional. José Carlos Rolo frisou a importância de reconhecer o valor das futuras gerações, “a Juventude é o futuro de uma nação, de uma cidade, de um concelho”, tendo salientado, igualmente, a necessidade “de eliminar barreiras relacionadas com a idade e o género, com vista a construir um mundo melhor para todos”.

O presidente da Câmara voltou a enfatizar a importância da solidariedade intergeracional, face a um mundo com cada vez mais desafios que ameaçam o bem-estar e o futuro das comunidades, dando destaque às alterações climáticas, à seca, aos incêndios, à gestão dos resíduos, à guerra, à Covid, ao aumento da inflação, entre outros problemas que, atualmente, afetam a sociedade. “O futuro é incerto, pelo que precisamos de trabalhar todos em conjunto, promovendo pontes intergeracionais e quebrando barreiras, com vista a construir um planeta mais sustentável e um mundo mais justo e inclusivo”. Para além destas reflexões, exortou os jovens a serem os “embaixadores da sociedade”, através da sua participação ativa nas associações desportivas, culturais, sociais e da escola que frequentam, envolvendo-se em iniciativas de voluntariado e participando na vida cívica e política.

Isabel Frade, em representação do IPDJ – Instituto Português da Juventude e do Desporto, reiterou o papel difícil que a Juventude tem pela frente, tendo destacado que o IPDJ está sempre de portas abertas para acolher e apoiar as ideias e projetos apresentados pelos jovens. Neste, que é, também, o Ano Europeu da Juventude, o lema do IPDJ é “Acredita em ti e Participa!”. Isabel Frade aproveitou para referir que “em projetos de Cidadania e Participação desenvolvidos pelo IPDJ, Albufeira e a Escola Secundária local têm estado sempre em destaque”.

Todos os jovens receberam uma peça alusiva ao momento e um diploma de reconhecimento de mérito, que foram entregues pelo presidente, pelo vice-presidente e pelos vereadores Cláudia Guedelha, Ricardo Clemente, Abel Zua e Desidério Silva.

No final fizeram uma foto de grupo para mais tarde recordar, ao que se seguiu um almoço convívio e um passeio de barco pela bonita costa de Albufeira.

LEIA TAMBÉM:

Três praias de Portimão vão crescer entre 20 a 40 metros

Diogo Piçarra tem dois concertos no Algarve em agosto

Os eventos que vão animar Lagos em agosto

(Visited 130 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE