Albufeira promove Festa em honra de Beato Vicente de Santo António

pub

Albufeira volta a promover a Festa em honra de Beato Vicente de Santo António, uma iniciativa da Paróquia de Albufeira, que conta com a colaboração do Município de Albufeira.

As comemorações têm início já esta quarta-feira, dia 31 de agosto, com a Oração do Terço com os Mártires, a decorrer na Igreja Matriz, às 21h30. No dia 1 de setembro, a missa volta a ser celebrada às 21h30 na Igreja Matriz, dando-se a Adoração Eucarística pelos cristãos perseguidos.

Na véspera do aniversário do martírio de São Vicente, dia 2 de setembro, às 21h30, realiza-se a Via Sacra com os Mártires, na Igreja Matriz.

A 3 de setembro, decorrem Eucaristias Vespertinas na Capela do Beato Vicente e na Capela dos Olhos de Água, às 19h00 e às 21h00, respetivamente.

No dia 4 de setembro (domingo), as celebrações começam logo no período da manhã com a Eucaristia Dominical, às 09h30 na Igreja Matriz e às 11h45 na Capela do Beato Vicente. Pelas 17h00 realiza-se a Eucaristia da Festa em Honra do Beato Vicente de Stº. António, seguida da procissão pela cidade.

Frei Vicente de Santo António, conhecido como São Vicente de Albufeira ou Beato Vicente, foi um religioso missionário português da Ordem de Santo Agostinho. Vicente nasceu em 1590 no Castelo de Albufeira.

Os seus pais educaram-no na piedade e bons costumes e, passada a infância, enviaram-no para Lisboa onde, depois de ter revelado talento na carreira eclesiástica, foi ordenado sacerdote aos 27 anos. Em 1523 foi para o Japão, onde viu-se obrigado a mudar de traje e de nome, fazendo-se caixeiro ambulante pelas ruas de Nagasaki para poder entrar nas casas e introduzir-se nas famílias, onde converteu e encorajou os cristãos perseguidos.

Durante anos, trabalhou na catequese, pregando a Boa Nova e administrando os Sacramentos. Tendo passado por Espanha, México e Filipinas, acabou martirizado no Japão a 3 de setembro de 1623. Foi beatificado na Igreja Católica pelo Papa Pio IX a 7 de Julho de 1867. Esta figura histórica foi reabilitada nos anos 60 do século XX pelo Padre Semedo Azevedo, tendo-se realizado a 3 de setembro de 1965 o primeiro cortejo em honra deste filho da terra.


A beleza natural de João D'Arens



Passadiços de Alvor: Caminhar entre a ria e o mar



As loucas corridas de carrinhos de rolamentos



Viaduto vai eliminar passagem de nível de Portimão



O Paraíso à distância de 300 degraus



Portimão quer construção de nova ponte



Recanto 'secreto' de Portimão



Águia recuperada volta a voar


LEIA TAMBÉM:

Três detidos e mais de 300 doses de droga apreendidas

Os eventos que vão animar o Algarve ao longo da semana (22 a 28 de agosto)

Homem em dificuldades na praia de Alvor

(Visited 96 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub