Cuca Roseta atua em Faro

pub

O Município de Faro celebra esta quarta-feira, dia 7 de setembro, os 482 anos da sua elevação a cidade com um conjunto alargado de comemorações.

Em termos musicais, o destaque vai para um concerto de Cuca Roseta, a ter lugar já esta terça-feira, 6 de setembro, a partir das 21h30, no Largo da Sé.

Antes disso (19h30) terá lugar a inauguração da exposição de fotografia “Vozes fora da guerra”, da autoria de Serei Stakhnyk, fotógrafo de origem ucraniana a viver em Faro há 26 anos que retrata famílias de refugiados da Ucrânia. A mostra, organizada pela ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, vai ficar patente no Jardim Manuel Bivar durante três meses. 

Já no Dia do Município, quarta-feira, as comemorações oficiais têm início às 08h45 com o tradicional Hastear de Bandeiras, junto aos Paços do Concelho, seguindo-se, às 09h00, na Igreja da Sé, uma missa de sufrágio pelos funcionários e servidores da Câmara Municipal de Faro.

A partir das 10h15 tem lugar no Teatro das Figuras a sessão solene, que ficará marcada pelas homenagens a funcionários, bem como personalidades e entidades coletivas que marcaram e marcam o percurso do Município de Faro, com destaque para os quatro ex-Presidentes da Câmara Municipal de Faro: José Vitorino, José Apolinário, José Macário Correia e Luís Coelho. Serão ainda distinguidos, com a atribuição de medalhas, Artur Nunes da Silva “chefe Artur”, Arquente – Associação Cultural; Hotel AP Eva Senses; João José Gago Horta (a título póstumo); João Luís Lopes Rio Seco Amaro e Maria Cabral e Ricardo Colaço.

No âmbito da cerimónia será ainda atribuída a chave de honra da cidade de Faro ao Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional (CEMA), Almirante Gouveia e Melo.

Depois da cerimónia, às 12h30, igualmente com a presença do CEMA, tem lugar no Largo de São Francisco a inauguração do Memorial em homenagem aos pescadores de Faro que salvaram náufragos durante a II Guerra Mundial.

Da parte da tarde vão ter lugar os descerramentos de várias novas placas toponímicas: Praça José Marciano Nobre, às 15h00; Praça José Matos Junça, às 15h20; Praça Joaquim Carvalho Afonso, às 15h40 e Praça Geleate Canau, às 16h00.

A partir das 17h10, tem lugar a inauguração do novo Centro de Alojamento de Emergência Social (CAES) de Faro, projeto coordenado pelo Movimento de Apoio a Problemática Sociais (MAPS) que conta com apoio do Município. A inauguração destas novas instalações, no Patacão, vai contar com a presença de várias entidades, nomeadamente a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança, Ana Mendes Godinho.

De seguida, a partir das 17h50, tem lugar a inauguração da nova horta comunitária de Faro, no Patacão, um projeto do Município que conta com a colaboração da Direção Regional de Agricultura do Algarve.

As celebrações do Dia do Município terminam com a inauguração de dois projetos da primeira edição do Orçamento Participativo de Faro: o Futebol Lab, do Clube Desportivo de Montenegro, às 18h20, e dos polidesportivos reabilitados do São Pedro Futsal no Jardim da Alameda, a partir das 19h20.

 

 

……………….

 

VÍDEO EM DESTAQUE
Era assim que se ia à praia antigamente 

 

LEIA TAMBÉM:

Os eventos que vão animar o Algarve em setembro

Os eventos que vamos ter no Algarve ao longo da semana (5 a 11 de setembro)

Nove detidos e mais de duas centenas de doses de droga apreendidas

(Visited 408 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub