Jovens ajudaram a vigiar a floresta

Pelo 15º ano consecutivo, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé dinamizou, nos meses de julho e agosto, o programa “Vigilância Florestal – Voluntariado Jovem”, envolvendo este ano 64 participantes. 

Destinado a jovens em período de férias escolares, e com o objetivo de promover a ocupação dos tempos livres e sensibilizar os mais novos para a preservação do património florestal, as atividades contaram com a participação de jovens com idades compreendidas entre os 12 e 17 anos, organizados em grupos de 7 elementos, acompanhados por um monitor.

As brigadas realizaram vigilância em dias alternados durante duas semanas, com caminhadas pelos espaços rurais nas diferentes freguesias do concelho de Loulé que integram o território florestal.

Esta ação teve como objetivo a prevenção e deteção de fogos florestais, a sensibilização e informação à população, para além da aprendizagem relacionada com os incêndios florestais e das caminhadas ao ar livre. Por outro lado, uma vez mais, o programa favoreceu as relações interpessoais e o convívio entre os elementos dos grupos.

No encerramento de cada brigada os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a Unidade Avançada de Proteção Civil, em Vale Maria Dias, onde puderam contactar com as Equipas Municipais de Intervenção Florestal e Sapadores Florestais, dois elementos fundamentais do dispositivo municipal. Os jovens ficaram, assim, a par de quais os equipamentos usados pelas equipas na sua atividade diária durante o período de maior risco de incêndio, para além de terem contactado diretamente com a brigada a cavalo da GNR que colabora no mesmo objetivo de defesa da floresta.  

Este programa contou com o apoio das juntas de freguesia de Alte, Ameixial, Salir e União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim, os territórios por onde passaram estas brigadas.

LEIA TAMBÉM:

Os eventos que vão animar o Algarve em setembro

Os eventos que vamos ter no Algarve ao longo da semana (5 a 11 de setembro)

Nove detidos e mais de duas centenas de doses de droga apreendidas

……………….

VÍDEO EM DESTAQUE
Polo Tecnológico do Autódromo do Algarve vai avançar

(Visited 16 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub