Economia

Preço do peixe dispara 20% no Algarve

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

O preço médio do peixe vendido nas lotas do Algarve disparou cerca de 20% nos primeiros seis meses deste ano, em comparação com idêntico período de 2021, segundo dados provisórios revelados pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítima (DGRM), através da publicação estatística Datapescas.

De acordo com a DGRM, o valor médio do peixe no Algarve, entre janeiro e junho, cifrou-se em 5,31 euros por quilo do presente ano, enquanto no ano passado o preço nas lotas da região não ultrapassou os 4,45 euros por quilo.

O Algarve é, aliás, a região do continente com o valor mais elevado. Em média, um quilo de peixe nas lotas algarvias rendeu mais 2,16 euros do que o valor alcançado no conjunto das lotas do País (preço médio de 3,15 euros/quilo).

Em termos de espécies, o destaque vai para o polvo. Os barcos da pesca polivalente do Algarve trouxeram para terra 1 991 toneladas, conseguindo obter um valor médio por quilo de 8,97 euros. No que diz respeito à sardinha, foram capturadas até finais de junho pouco mais de mil toneladas, atingindo o preço médio de 1,66 euros/quilo.

Em relação à quantidade, nos primeiros seis meses deste ano foram desembarcadas nas lotas algarvias 6 962,8 toneladas de peixe, o que se traduz em menos 647,8 toneladas do que em igual período de 2021.

Como já é habitual, a lota de Olhão foi a que transacionou mais peixe na região (3 495 toneladas), surgindo Portimão no segundo lugar (1 764,6 toneladas).

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE
Era assim que os nossos antepassados iam à praia

LEIA TAMBÉM:

Os eventos que vão animar o Algarve em setembro

Os eventos que vamos ter no Algarve ao longo da semana (5 a 11 de setembro)

Nove detidos e mais de duas centenas de doses de droga apreendidas

(Visited 403 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE