CulturaVídeos

Edifício que já funcionou como Paços do Concelho, ermida e prisão vai ganhar nova vida

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O projeto da Casa da Cidadania foi ontem, sexta-feira, 9 de setembro, apresentado publicamente no auditório do Convento de S. José, em Lagoa.

A equipa coordenada por Paulo Lima deu a conhecer, com alguns detalhes, o trabalho realizado até agora e a forma como o edifício dos antigos Paços do Concelho passará a funcionar como um polo museológico.

Este é um imóvel histórico que, em tempos, também acolheu uma ermida e uma prisão, e que se pretende venha a ser uma montra do concelho.

No piso térreo vai contar com uma receção, um espaço onde se conta a história do edifício, um outro com frases de crianças e uma ala onde se resume a história política do concelho dos últimos 250 anos.

No piso superior, os visitantes vão deparar-se com diversas peças, exposições e uma sala onde voltarão a realizar-se, tal como aconteceu no passado, as reuniões da Câmara e as sessões da Assembleia Municipal.

Do projeto faz também parte a construção de um edifício de apoio, com linhas modernas. O presidente da câmara, Luís Encarnação, diz que os dois imóveis ‘encaixarão’ bem, não havendo risco de descaracterização ou menorização do edifício original, que manterá a sua traça, sendo apenas objeto de obras interiores.

O autarca justifica esta opção por o imóvel em causa ser relativamente pequeno para receber todo o espólio que lá vai ser colocado, pelo que “seria sempre necessário termos um equipamento exterior”.

Uma vez concluída a obra, a Casa da Cidadania funcionará como o elemento central de uma rede museológica que se vai estender a todo o concelho, com núcleos “diferenciados e adaptados a cada uma das nossas localidades”, diz o autarca.

A complementar o espaço físico foi criado um site (www.casadacidadania.pt), que já está online, onde vão ser colocadas muitas informações e documentos sobre a história do concelho de Lagoa.

Veja aqui o vídeo:

LEIA TAMBÉM:

Os eventos que vão animar o Algarve em setembro

Os eventos que vamos ter no Algarve ao longo da semana (5 a 11 de setembro)

Nove detidos e mais de duas centenas de doses de droga apreendidas

(Visited 283 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE