Cultura

Lagoa quer recuperar a Festa da Família Agrária

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

No âmbito do programa comemorativo dos 250 anos da criação do concelho de Lagoa, o Município de Lagoa pretende recuperar a Festa da Família Agrária.

Esta era uma importante festividade católica, também conhecida como Festa do Trabalho ou Festa do Carmo, que decorreu ao longo da segunda metade do século XX na então vila de Lagoa, à época, predominantemente agrária e sede de uma grande cooperativa vitivinícola.

Uma das suas imagens de marca era o cortejo integrado na procissão solene que, saindo do antigo Convento do Carmo rumo à Igreja Matriz, retratava os setores económicos do concelho. Os habitantes dos diversas localidades desfilavam com as suas alfaias, envergando tarjas com os nomes dos locais que representavam.

Considerando que as fontes não escritas (oralidade) adquirem relevância ao fornecer elementos que preenchem as lacunas dos registos documentais, a Câmara de Lagoa apela aos contributos de todas as pessoas que conservam memórias daquela festividade, os quais podem ser enviados para os seguintes endereços eletrónicos: museu@cm-lagoa.pt ou arquivo@cm-lagoa.pt.

Leia também: Três feridos em acidentes no concelho de Portimão

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Despiste aparatoso em Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

LEIA TAMBÉM:

Quatro feridos em colisão entre duas viaturas em Portimão

Os eventos que vão animar Portimão nos primeiros meses de 2023

Os eventos que vamos ter no Algarve em janeiro

(Visited 133 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE