Os eventos que vamos ter no Algarve em janeiro

Confira a lista dos principais eventos e iniciativas que vão decorrer ao longo do mês de janeiro na região algarvia:

DIA 4 de janeiro, quarta:

LAGOS: “Animação Viv’o Mercado”, com Paulo Ribeiro & DJ Manu, no Mercado de Levante (17H30).

FARO: Primeira de cinco sessões do espetáculo de Magia “Impossível ao Vivo”, com Luís de Matos (Portugal), Dan Sperry (EUA), Javier Botía (Espanha), Norbert Ferré (França) e Yu Hojin (Coreia do Sul) no Teatro das Figuras, em Faro (21H30). Os bilhetes custam entre 22 e 24 euros e estão à venda aqui.

…………………..

DIA 5 de janeiro, quinta:

PORTIMÃO: Tem lugar no grande auditório do Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), a partir das 19h00, o Concerto de Ano Novo pela Orquestra Filarmónica Portuguesa. A entrada é gratuita e faz-se mediante o levantamento prévio de bilhete na bilheteira do TEMPO a partir de 3 de janeiro.

LAGOS: “Cantar dos Reis”, na Igreja de S. Sebastião, em Lagos (21h00).

FARO: Segunda de cinco sessões do espetáculo de Magia “Impossível ao Vivo”, no Teatro das Figuras, em Faro (21h30). Os bilhetes custam entre 22 e 24 euros e estão à venda aqui.

SILVES: A Praça Al-Muthamid recebe, pelas 18h30, o XX Encontro de Janeiras, no qual participam: o Grupo de Cantares das Janeiras da Casa do Povo de SB Messines, o Grupo de Cantares das Janeiras “Amigos da Pedreira”, o Grupo de Cantares das Janeiras das Comunidades de Tunes, o Grupo de Cantares das Janeiras da Sociedade Recreativa Alcantarilhense, o Grupo de Cantares das Janeiras da Sociedade Filarmónica Silvense e o Grupo de Cantares «Os Alegres». Entrada gratuita.

…………………..

DIA 6 de janeiro, sexta:

FARO: Terceira de cinco sessões do espetáculo de Magia “Impossível ao Vivo”, no Teatro das Figuras, em Faro (21h30). Os bilhetes custam entre 22 e 24 euros e estão à venda aqui.

QUARTEIRA: Cantares de Janeiras e Charolas, no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira (19h30). Entrada gratuita.

TAVIRA: Concerto de Reis por Marcelo Monte, na Casa Álvaro Campos, em Tavira (21h30).

MESSINES: “Cantares de Reis”, na Igreja Matriz de Messines, 17h00.

OLHÃO: Concerto de Reis 2023, pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, no Auditório Municipal de Olhão. Bilhetes à venda aqui.

…………………..

DIA 7 de janeiro, sábado:

LAGOS: “Chega de Saudade. Portugal Hoje!”, na Biblioteca Municipal de Lagos, 15h30. José Milhazes conversa com Ana Daniela Soares. Participação gratuita, mas sujeita ao limite da sala.

LAGOA: Encontro de Janeiras “Cantar os Reis” no Auditório Carlos do Carmo (15h30). Entradas gratuitas.

FARO: Grande Prémio dos Reis, em atletismo, com partida no Jardim Manuel Bivar, em Faro. As inscrições podem ser feitas aqui.

FARO: Quarta de cinco sessões do espetáculo de Magia “Impossível ao Vivo”, no Teatro das Figuras, em Faro (21h30). Os bilhetes custam entre 22 e 24 euros e estão à venda aqui.

TAVIRA: Concerto de Reis pelo Grupo Coral Ossónoba, no Mercado da Ribeira (15h00).

TAVIRA: Programa Música nas Igrejas com atuação de Nádia Catarro, na Ermida de São Sebastião (18h00).

TAVIRA: Concerto de Reis pela Orquestra Clássica do Sul, na Igreja do Carmo (21h30).

SILVES: “Concerto de Ano Novo”, pela Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, na Praça Al-Muthamid, em Silves (17h00).

…………………..

DIA 8 de janeiro, domingo:

LAGOA: Ação de Formação de Treinadores de Futebol Algarvio, no Pavilhão Desportivo Municipal Jacinto Correia, em Lagoa (14h00/19h00). Ficha da formação e formulário de inscrição em https://kairosport.pt/futebol-algarvio-8-jan-2023/.

FARO: Última sessão do espetáculo de Magia “Impossível ao Vivo”, com Luís de Matos (Portugal), Dan Sperry (EUA), Javier Botía (Espanha), Norbert Ferré (França) e Yu Hojin (Coreia do Sul) no Teatro das Figuras, em Faro (17h00). Os bilhetes custam entre 22 e 24 euros e estão à venda aqui.

TAVIRA: O Mercado da Ribeira recebe, pelas 15h00, um Festival de Charolas. Entrada gratuita.

SILVES: “Concerto pelo Saint Dominic’s Gospel Choir”, na Praça Al-Muthamid, em Silves (18h00). Entrada gratuita.

MONCHIQUE: Concerto de Reis pelo grupo Coral Ossónoba, na Igreja Matriz de Monchique (18h00).

…………………..

DIA 11 de janeiro, quarta:

SILVES: “Workshop de Marcha”. em Silves (15h00). Entrada livre. Mais informações aqui.

…………………..

DIA 12 de janeiro, quinta:

PORTIMÃO: Primeira edição de 2023 do Choque Frontal ao Vivo, no TEMPO de Portimão, que tem a banda Brasa Doirada como convidada (21h00). Entrada gratuita mediante levantamento de convite.

…………………..

DIA 13 de janeiro, sexta:

LAGOS: “Conversas Soltas”, com o humorista Jorge Serafim e o cantor Vitorino, na Biblioteca Municipal de Lagos, 21h00. Participação gratuita, mas sujeita ao limite da lotação da sala. 

LAGOS: Espetáculo de humor “DIOGO”, com Luís Franco-Bastos, no Centro Cultural de Lagos (CCL), 22h00. Bilhetes a 12,5 € à venda na receção do CCL ou através da Ticketline.

SILVES“Jazz nas Adegas”, com Rui Filipe Freitas Quarteto, na Quinta da Malaca (21h00). Os bilhetes custam 20 euros.

…………………..

DIA 14 de janeiro, sábado:

PORTIMÃO: Espetáculo musical “OPERA Rocks”, no TEMPO (21H00). promovido pelas associações culturais Marginália (Portimão) e Ideias do Levante (Lagoa, Algarve). Bilhetes a 10 euros, disponíveis aqui.

LAGOS: Concerto de piano e violino “Après un Duo”, com Ingrid Sotolarova e Romeu Madeira, no Centro Cultural de Lagos, 19h00. Os bilhetes custam 10 €.

ALBUFEIRA: Espetáculo de Stand Up de Luís Pica, no Auditório Municipal de Albufeira. Os bilhetes custam 5 euros.

ALBUFEIRA: Espetáculo de Stand Up de Bumba na Fofinha, no Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira (21h30). Os bilhetes custam entre 22 e 25 euros.

TAVIRA: Concerto de Silvino Campos na Ermida de São Sebastião (18h00), integrado no programa Música nas Igrejas.

FARO: Concerto de Sean Riley com The Legendary Tigerman, no CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, integrado no Festival Encontros do DeVIR (21h30).

SILVES“Jazz nas Adegas”, com Rui Filipe Freitas Quarteto, na Quinta da Malaca (17h00). Os bilhetes custam 20 euros.

VILA DO BISPO: Arranque das comemorações do Dia do Município de Vila do Bispo e do seu Padroeiro, São Vicente, com: Apresentação do “Levantamento Enciclopédico da Freguesia de Sagres – Levantamento das Famílias” (volumes II e III) de Nuno Campos Inácio, no Centro de Interpretação da Lota de Sagres (15h00); Apresentação do documentário “Gentes do Cabo – Faroleiros do Sudoeste Algarvio”, no mesmo espaço (17h00) e apresentação do documentário “experiências.pt”, com a presença de João Kopke e Diogo Alexandre, no Centro Educativo Comunitário Multisserviços de Budens (21h00).

…………………..

DIA 15 de janeiro, domingo:

SILVES: “1º Corta Mato ADECT”, na Pista de Aeromodelismo de Tunes (08h00/14h00). Entrada gratuita.

VILA DO BISPO: Percurso pedestre interpretativo (8 km), guiado pelo Arqueólogo Municipal Ricardo Soares. inscrições obrigatórias: museu.celeirodahistoria@cm-viladobispo.pt ou 282 630 600 – Centro de Interpretação de Vila do Bispo (9H00) e Inauguração da 24.ª Mostra de Artistas do Concelho de Vila do Bispo, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo (15h00).

MONCHIQUE: Caminhada integrada no programa “P’las Veredas de Monchique”, com percurso de 15,5 kms e grau de dificuldade elevado. Concentração: 9h00, no Largo 5 de outubro. Participação gratuita, mediante inscrição prévia. As inscrições deverão ser efetuadas até às 17h do dia 13 de janeiro, via telefone (282 910 234) ou e-mail (carlos.almeida@cm-monchique.pt; emanuel.varela@cm-monchique.pt.

…………………..

DIA 16 de janeiro, segunda:

LAGOA: Cerimónia de abertura das comemorações dos 250 anos de criação do concelho de Lagoa. A sessão decorre no Auditório Carlos do Carmo, a partir das 17h30.

MONCHIQUE: Comemorações dos 250 anos de elevação a concelho, nos Paços do Concelho de Monchique, com o seguinte programa: Apresentação do Alvará Régio (15h30); Sessão Solene (16h00); Colóquio “Monchique250 anos” (17h00) e Apresentação do livro “Elevação de Monchique a Vila”, da autoria de Ana Rita Mateus (18h00).

…………………..

DIA 18 de janeiro, quarta:

LAGOS: “Animação Viv’o Mercado”, com Xico Barata, no Mercado de Levante (17h30).

SILVES (Messines): “Workshop Corrida”, em Messines (17h30). Entrada gratuita com inscrição prévia.

…………………..

DIA 20 de janeiro, sexta:

LOULÉ: No Cineteatro Louletano é apresentado o espetáculo “RELOAD, nenhum lugar é, sem um Génio…” (21h00). Trata-se de uma performance participativa de desenvolvimento comunitário. Os bilhetes custam 8 euros e podem ser adquiridos aqui.

TAVIRA: Encontro com o autor João Tordo, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira (18h30).

VILA DO BISPO: Apresentação do documentário biográfico “Sagres, uma história no fim do mundo”, de José Eduardo Zuzarte, com a presença de Joana Schenker, no Centro de Interpretação da Lota de Sagres (21h00).

…………………..

DIA 21 de janeiro, sábado:

PORTIMÃO: O humorista angolano Gilmário Vemba atua no TEMPO de Portimão. Os bilhetes já estão esgotados.

LAGOA: O Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, recebe, pelas 17h00, o concerto “Percussão e Piano” que junta em palco Álvaro Cortez & Pedro Emanuel Pereira.

ALBUFEIRA: Concerto do Coro do Conservatório de Albufeira, na Igreja Matriz de Albufeira (19h00). Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.

FARO: Concerto de A garota Não, no CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, integrado no Festival Encontros do DeVIR (21h30).

FARO: Espetáculo de dança “Under Pressure”, pela La Verità Dance Company, no Teatro das Figuras, em Faro (21h30).

LOULÉ: A banda Três Tristes Tigres, atua no Cineteatro Louletano (21h00). Os bilhetes custam 8 euros e estão disponíveis aqui.

LOULÉ: 8º Concerto Ciclo Crescendo, pelo Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, no Auditório do Solar da Música Nova (17h00). A entrada é gratuita.

QUERENÇA (concelho de LOULÉ): Primeiro dia de mais uma edição da Festa das Chouriças, em Querença. Saiba mais aqui.

SILVES: Peça de teatro “Algo de Mac Beth”, pela Janela Aberta Teatro, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves (21h00).

VILA DO BISPO: Iniciativas integradas no programa das comemorações do Dia do Município de Vila do Bispo e do seu Padroeiro, São Vicente: Tertúlia sobre a História de Barão de S. Miguel, com o arqueólogo municipal Ricardo Soares; Apresentação da peça artística “Instante em Barão” de Ana Bellande, na Sociedade Recreativa de Barão de São Miguel (11h00). Apresentação Pública do Programa DAE – Vila do Bispo (Desfibrilhação Automática Externa); Entrega dos Prémios de Aproveitamento Escolar – ano letivo 2021/2022; Homenagem aos funcionários do Município que se reformaram no decorrer de 2022; Homenagem aos membros da Subcomissão Municipal de Proteção Civil de Vila do Bispo (período pandémico: março 2020 – setembro 2022); Agradecimento e Reconhecimento Público a Pescadores da Salema e à Equipa de Grande Ângulo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo (15h00). Concerto de António Zambujo, Pavilhão Multiusos de Sagres (21h30).

…………………..

DIA 22 de janeiro, domingo:

LAGOS: Marcha-Corrida de S. Gonçalo, com concentração no Campo de jogos do Rossio da Trindade (10H00).

LOULÉ: Encontro de Charolas, no Cineteatro Louletano, com entrada gratuita, mediante levantamento de ingresso na bilheteira local.

QUERENÇA (concelho de LOULÉ): Segundo dia de mais uma edição da Festa das Chouriças, em Querença. Saiba mais aqui.

SILVES/ALCANTARILHA: 3ª Prova de Resistência, em Alcantarilha. Concentração no largo da Junta de Freguesia de Alcantarilha, pelas 10h00.

VILA DO BISPO: Iniciativas integradas no programa das comemorações do Dia do Município de Vila do Bispo e do seu Padroeiro, São Vicente: Hastear da Bandeira – Hino Nacional pela Banda Filarmónica 1.º de Maio Lagos (09h00), no Largo do Município); Sessão Solene da Assembleia Municipal de Vila do Bispo, no Auditório Municipal (10h00); Inauguração da Escultura “Renascimento da Pedra” de Renato Rodyner, na Praça de Tanegashima (12h00); Celebração da Eucaristia com a presença do Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, na Igreja Matriz de Vila do Bispo  (15h30), seguida da Procissão de S. Vicente, acompanhada pela Banda Filarmónica 1.º de Maio.

…………………..

DIA 23 de janeiro, segunda:

LOULÉ: Arranque da 9ª edição da “Monstrare – mostra internacional de cinema social” com projeção de curtas-metragens no auditório da Escola Secundária de Loulé.

…………………..

DIA 24 de janeiro, terça:

LOULÉ: Segundo dia da 9ª edição da “Monstrare – mostra internacional de cinema social” com a projeção, no Cineteatro Louletano, da longa-metragem “Nunca nada aconteceu”, de Gonçalo Galvão Teles, que estreou recentemente nos cinemas portugueses.

FARO: Peça de teatro “As Cartas Ridículas do Senhor Fernando e os Suspiros Líricos da Menina Ofélia”, no Teatro Lethes (15h00).

…………………..

DIA 25 de janeiro, quarta:

LOULÉ: O realizador louletano Artur Ribeiro desloca-se à Escola Secundária de Loulé para dar uma masterclass intitulada “De Loulé à Gronelândia”. Iniciativa integrada no programa da “Monstrare – mostra internacional de cinema social“.

…………………..

DIA 26 de janeiro, quinta:

PORTIMÃO: O Auditório do Museu de Portimão volta a mostrar o que de melhor produzem os realizadores gauleses, através da quinta edição da iniciativa “O Filme Francês do Mês”. A primeira proposta é o drama “Rouge”, realizado por Farid Bentoumi. O filme é exibido a partir das 21h00 e tem entrada gratuita.

LOULÉ: Estreia do documentário “A Fajã onde o tempo não mora”, de Sara Leal, que retrata o património natural, material e imaterial da Fajã de Santo Cristo na Ilha de São Jorge, Açores. Iniciativa integrada no programa da “Monstrare – mostra internacional de cinema social“.

…………………..

DIA 27 de janeiro, sexta:

LAGOS: Animação musical pela Orquestra Ligeira de Lagos, na Praça Gil Eanes (18h00).

LAGOS: Espetáculo ESENCIAL, pelo Vaivén Circo, no Centro Cultural de Lagos (21h30).

ALBUFEIRA: Arranque da prova de todo-o-terreno “Race Nature Albufeira”, em Albufeira, que conta com a participação de Miguel Oliveira e Miguel Praia. A competição é aberta a todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas, federados ou não.

SILVES: “Jazz nas Adegas”, com Kush Lescrooge Quarteto, na Quinta do Barradas, em Silves (21h00). Os bilhetes custam 20 euros.

LOULÉ: Antestreia nacional do fime “Vadio”, de Simão Cayatte, no Cineteatro Louletano, integrada no programa da “Monstrare – mostra internacional de cinema social“.

VILA REAL DE STO. ANTÓNIO: “VIII Jornadas de História do Baixo Guadiana”, no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes (10h00).

…………………..

DIA 28 de janeiro, sábado:

PORTIMÃO: Integrado no VII Festival Internacional de Piano do Algarve, atuam, no TEMPO, a partir das 19h00, Zoran Imsirovic e a Orquestra Sinfónica do Algarve. Os bilhetes custam entre 12 e 20 euros e podem ser adquiridos aqui.

PORTIMÃO /MEXILHOEIRA GRANDE: Arranque do IV Torneio de Ginástica Rítmica do Clube Instrução Recreio Mexilhoeirense (CIRM).

LAGOA: Ações de formação sobre “Divórcio e Parentalidade” (14h00/18h00) e “Parentalidade Digital” (18h00/19h30), na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Lagoa.

LAGOA: Vai realizar-se, nas instalações da Escola de Artes de Lagoa – Mestre Fernando Rodrigues, em Lagoa, uma Oficina de Bolo Esculpido, orientada por Ana Remígio. Mais informações aqui.

ALBUFEIRA: Concerto do Coro do Conservatório de Albufeira, na Igreja de São José – Ferreiras (21h30). Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.

ALBUFEIRA: Segundo dia da prova de todo-o-terreno “Race Nature Albufeira”, em Albufeira, que conta com a participação de Miguel Oliveira e Miguel Praia. A competição é aberta a todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas, federados ou não.

ALBUFEIRA: O evento “Brincar Seguro Correndo Riscos” está de regresso, com a 8ª edição a ter lugar, entre as 10h30 e 12h30, no parque poente da Marina de Albufeira, com muitas brincadeiras e atividades divertidas ao ar livre para todos.

LOULÉ: No último dia da “Monstrare – mostra internacional de cinema social” é exibido, no Cineteatro Louletano, o filme francês “Acusação” de Yvan Attal.

FARO: Dueto de dança e música entre RedoDominique  no CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, integrado no Festival Encontros do DeVIR (21h30).

FARO: Espetáculo de teatro “A Ratoeira”, baseado no livro de Agatha Christie, com Ruy de Carvalho num dos principais papéis, no Teatro das Figuras, em Faro (21h30). Os bilhetes custam 20 euros.

TAVIRA: Ciclo “Música nas Igrejas” com atuação de Luís Conceição, na Igreja da Misericórdia (18h00).

SILVES: “Jazz nas Adegas”, com Kush Lescrooge Quarteto, na Quinta do Barradas, em Silves (17h00). Os bilhetes custam 20 euros.

…………………..

DIA 29 de janeiro, domingo:

PORTIMÃO /MEXILHOEIRA GRANDE: IV Torneio de Ginástica Rítmica do Clube Instrução Recreio Mexilhoeirense (CIRM).

LAGOS: 7º Corta-Mato da Junta de Freguesia de S. Gonçalo de Lagos (09h30). Podem participar atletas federados e não federados, em todos os escalões etários, de ambos os sexos. Inscrições em www.fpacompeticoes.pt. Concentração junto ao Estádio Municipal de Lagos.

ALBUFEIRA: Terceiro e último dia da prova de todo-o-terreno “Race Nature Albufeira”, em Albufeira, que conta com a participação de Miguel Oliveira e Miguel Praia. A competição é aberta a todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas, federados ou não.

LOULÉ: O Auditório do Solar da Música Nova recebe a música de Rita Vian. Os bilhetes custam 5 euros e podem ser comprados aqui.

MONCHIQUE: Caminhada integrada no programa “P’las Veredas de Monchique”, com percurso de 9,6 Km e com um grau de dificuldade moderado. Concentração: 9h00, no Largo 5 de outubro. Participação gratuita, mediante inscrição prévia.As inscrições deverão ser efetuadas até às 17h do dia 27 de janeiro, via telefone (282 910 234) ou e-mail (carlos.almeida@cm-monchique.pt; emanuel.varela@cm-monchique.pt.

Leia também: Despiste aparatoso em Portimão (com VÍDEO)

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Despiste aparatoso em Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

LEIA TAMBÉM:

Despiste aparatoso em Portimão (com VÍDEO)

Parque insuflável no mar ao largo de Armação de Pera

Viaduto vai eliminar passagem de nível de Portimão (com VÍDEO)

(Visited 1.680 times, 3 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev