Câmara de Lagos compra o Armazém Regimental

Foi assinado, entre o Exército Português e o município de Lagos, o auto de entrega dos Armazéns da Praça Infante Dom Henrique, mais conhecidos pela designação de “Armazém Regimental”.

Propriedade até agora do Estado e afeto ao Ministério da Defesa Nacional, à responsabilidade da Unidade de Apoio do Comando da Logística, o edifício foi alienado por ajuste direto ao município de Lagos, mediante uma compensação financeira de 238 mil euros. O ato marca o culminar de um processo de contactos e negociações que decorria já há algum tempo.

A passagem do edifício para a posse do município foi feita pelo Tenente-Coronel Manuel José Mendes Cavaco, 2º Comandante da Unidade de Apoio do Comando da Logística, em representação do Exército.

Referindo-se à ocasião como um momento muito importante para Lagos, Hugo Pereira, presidente da autarquia, revelou que a prioridade do município é conservar este património, reabilitar o espaço, dotando-o de mais condições para a realização de atividades culturais, e devolvê-lo depois novamente à fruição da comunidade.

Situado na atual Praça do Infante e com uma área total aproximada de 234,00 m2, o imóvel, datado de 1665, foi construído para armazenar os produtos trazidos pelas naus que aportavam a Lagos. Na sua fachada principal ostenta, sobre cada uma das portas, um escudo de Armas do Reino do Algarve e, entre eles, a chancela do Conde de Avintes. Duas grandes portadas de madeira, encimadas por um frontão barroco, encerram o derradeiro exemplar de um conjunto de Sete Passos (oratórios) da Via Sacra que se encontravam espalhados pela cidade. Supõe-se que neste local terá existido a Igreja de S. Brás.

Leia também: Três feridos em acidentes no concelho de Portimão

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Despiste aparatoso em Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

LEIA TAMBÉM:

Quatro feridos em colisão entre duas viaturas em Portimão

Os eventos que vão animar Portimão nos primeiros meses de 2023

Os eventos que vamos ter no Algarve em janeiro

(Visited 31 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev