Espetáculo de música oriental apresenta-se em Lagoa
O Festival de Música Al-Mutamid, na sua XXIII edição, volta a passar por Lagoa e estará no palco do Auditório Carlos do Carmo, com o espetáculo “Sufi Soul Ensemble”, no próximo dia 25 de fevereiro, pelas 19h00.
“Sufi Soul Ensemble” é um projeto artístico formado por músicos de Marrocos e bailarinos sírios que pretende fazer uma abordagem às músicas do Médio Oriente, mas em especial, à música e dança espiritual sufi.
A dança sufi teve origem na Síria, e tal como as mercadorias, também as manifestações religiosas e espirituais eram “comercializadas” na Rota da Seda. Desde o Egito, até à Ásia Central e Médio Oriente, existem várias vertentes desta dança espiritual. No entanto, foi na cidade de Anatólia, atual Turquia, que se desenvolveu esta corrente mística do Islão e que deu origem ao aparecimento dos Dervixes.
“Sufi Soul Ensemble” apresenta na primeira parte do espetáculo o ritual de meditação “Sema” declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, que consiste numa cerimónia giratória que representa a união com Deus interpretada por 2 bailarinos sufis.
Na segunda parte do espetáculo o grupo apresentará a dança folclórica Tanoura, uma vertente sufi, do Egito. Tanoura significa em árabe antigo “saia”, o nome é uma referência à peça de vestuário que mais chama a atenção nessa dança giratória, realizada com caráter sagrado inspirada nos Dervixes.
O espetáculo conta, também, com uma bailarina que interpreta dança oriental.
Os bilhetes custam 10€ (20% desconto c/ passaporte cultural, cartão Lagoa Social ou Passaporte Rota do Petisco 2022, disponível nas bilheteiras do Município de Lagoa) e já se encontram à venda em: https://cmlagoa.bol.pt/ e nas bilheteiras dos CTT, da Fnac, Worten, Auditório Carlos do Carmo, Centro Cultural Convento de S. José e Balcão Único da Câmara Municipal de Lagoa.
Leia também: Pescadores lúdicos têm lucro de quase 5 milhões de euros na Costa Vicentina
Despiste aparatoso em Portimão
Assista aqui a todos os nossos vídeos
LEIA TAMBÉM:
Pescadores lúdicos têm lucro de quase 5 milhões de euros na Costa Vicentina
Os concertos que vamos poder ver no Algarve