Opinião

Passadiços da Meia Praia: Um projeto inovador se chegar à Ria de Alvor

Partilhe a notícia

Foi com bastante polémica que, em Lagos, se iniciou a construção de passadiços numa das paisagens mais deslumbrantes de todo o Algarve. Nada menos do que na Ponta da Piedade.

Aqueles passeios em betão levantaram um clamor popular que, rapidamente, os fizeram parar. E, a partir daí, passadiços em madeira os vieram continuar ao longo de um percurso deslumbrante que, a partir daquelas arribas, nos leva até um horizonte distante. São muitos, por isso, os que diariamente os percorrem debaixo de um sol convidativo ou mesmo quando o vento é mais cortante.

O sucesso dessa primeira experiência começou a alargar o projeto que, em breve, se haveria de estender e rapidamente percorrer, primeiro, as arribas até à praia do Camilo e, depois, até à D. Ana.

Com bastante mais extensão, estes passadiços apresentam uma largura maior para que os utilizadores deles possam disfrutar sem necessidade de se andar a desviar de quem passa por si. Faltará apenas que o projeto, um dia, possa continuar e, a partir da D. Ana, ganhe outra extensão até percorrer as arribas que nos levam até à praia do Pinhão.

Com a Costa d´Oiro ainda por concluir, as atenções viraram-se para a Meia Praia onde uns passadiços de maior extensão começaram a surgir a partir do apeadeiro da Meia Praia. Também a sua largura, em relação aos anteriores, é maior para que os utilizadores se possam cruzar sem necessidade de se desviar de quem vem em sentido contrário. E muitos são os que, sem os passadiços concluídos, os percorrem para admirar aquela paisagem marinha que se deixa ver em parte do seu percurso. 

Fica por entender o motivo daqueles passadiços, entre o apeadeiro e o bar Berlim, seguirem a linha do caminho de ferro sem qualquer visão do horizonte de mar que daria outra beleza àquele passear. Mas a partir do bar Berlim, até à Ribeira de Bensafrim, já a paisagem marinha faz parte do traçado. E chega mesmo a entrar na praia para contornar o empreendimento da Duna. O circuito continua com o mar a deixar-se ver mesmo quando contorna os bares de praia que vão aparecendo diante de si.

Este é, sem dúvida, o percurso maior que ainda continua em fase de conclusão a convidar turistas e população a sair e a desfrutar daquela paisagem. E se já são muitos os que o percorrem, então após a sua conclusão a sua afluência ainda será maior ao longo de todo aquele passeio. 

Mas para que os passadiços da Meia Praia o sejam na sua verdadeira aceção devem prolongar-se ao longo de toda a sua extensão. E, para isso, em termos de extensão, até se apresentariam como um projeto inovador se se prolongassem até à ria de Alvor.

Há já quem diga que a perturbação do sossego do golfe dos Palmares poderia inviabilizar esta extensão fascinante em direção a nascente. Mas se se percorrer a linha das dunas como acontece com o troço que vai do bar Berlim até à Ribeira de Bensafrim, não entraria em qualquer espaço dos campos de golfe. E em compensação, poder-se-ia ganhar uma paisagem marinha de uma riqueza invulgar para se poder desfrutar.

Se os passadiços da Meia Praia morrerem no apeadeiro, junto ao bairro 25 de Abril, apenas abarcarão, em toda a sua extensão, metade do seu percurso. E se o que já está erguido merece ser percorrido, o que fica a faltar até à ria de Alvor é de uma riqueza invulgar e a exigir que acabe por se juntar ao que já está construído. Só assim se poderá percorrer a Meia Praia em toda a sua extensão e todos poderão usufruir da beleza que a natureza nos dá.

O projeto está em marcha. Apenas requer vontade política para o continuar. Na Costa d´Oiro ainda está a faltar o troço que nos levará, por entre descidas e subidas, a percorrer as arribas do percurso da D. Ana até à praia do Pinhão.

Na Meia Praia, se todo o traçado já nos faz contactar com aquela paisagem, a cereja no cimo do bolo saborear-se-ia se os passadiços apresentassem esse carácter inovador que nos levaria até à ria de Alvor.

LEIA TAMBÉM:

A demolição e consequente reconstrução das Torres da Torraltinha

O adeus ao velhinho Hospital de Lagos

(Visited 4.016 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE