Docente portimonense é candidato ao ‘Óscar’ de melhor professor
O professor Carlos Café, docente de Filosofia da Escola Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, é um dos 10 professores do país – e único do Algarve – selecionados para a fase final do concurso Global Teacher Prize Portugal.
Como forma de motivar os seus alunos, Carlos Café procura envolvê-los em atividades práticas e de cidadania, de que se destacam a elaboração de uma petição de homenagem à figura e à obra do arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, que foi aprovada na Assembleia da República e a construção, na Escola Manuel Teixeira Gomes, de um espaço (‘Our Speakers Corner’) que simboliza o livre pensamento e estimula a liberdade de expressão.
Uma das mais recentes iniciativas é o Philosophy Spring Festival, que está a decorrer em vários espaços da cidade de Portimão, envolvendo espetáculos musicais, um ciclo de cinema, tertúlia poética, uma palestra e uma peça de teatro, entre outras iniciativas.
Carlos Café mostra-se “muito feliz” por esta nomeação ao que é considerado como o ‘Óscar’ do melhor professor, cujo vencedor, que receberá 30 mil euros, será revelado no próximo dia 19 de maio.
O concurso é dirigido a todos os docentes que exerçam a profissão, desde o pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade (regular ou outros) e, de acordo com a organização, pretende “premiar e destacar todos os professores que de alguma forma contribuam para a excelência na educação e para a inovação e descoberta de novas respostas educativas”.
Leia, aqui e aqui, a reportagem feita, no ano passado, pelo Algarve Marafado a Carlos Café.
Leia também: Agenda dos grandes concertos que vamos ter no Algarve
O que vai mudar na circulação automóvel na baixa de Portimão
LEIA TAMBÉM:
Os eventos que animam o Algarve em maio
Agenda dos grandes concertos que vamos ter no Algarve
Veja onde vai estar a PSP com o radar