RegionalSociedade

Estudo defende consumo de sardinha em vez de peixe-espada para grávidas e crianças

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O grupo de trabalho responsável pela elaboração de recomendações para o consumo de pescado concluiu que o peixe “é importante para a saúde, mas grávidas, mulheres a amamentar e crianças devem optar por pescado com menos mercúrio”.

Assim, as grávidas, mulheres a amamentar e crianças pequenas devem evitar, por exemplo, “atum fresco (não o de conserva), cação, espadarte, maruca, pata roxa, peixes-espada e tintureira escolhendo outras espécies”.

O estudo indica que “algumas das espécies a privilegiar são a sardinha e a cavala, uma vez que, têm menos mercúrio e contêm maior teor de ácidos gordos ómega-3, que contribuem para um melhor desenvolvimento cognitivo nas crianças e na prevenção de doença cardiovascular nos adultos”.

Igualmente apontadas como opções saudáveis são a “abrótea, bacalhau, carapau, choco, corvina, dourada, faneca, lula, pescada, polvo, raia, “redfish” e robalo”.

“Para a população em geral verificou-se não haver preocupação de segurança pelo que a recomendação é para consumir pescado com frequência, até 7 vezes por semana”, de acordo com as conclusões do trabalho.

Este estudo foi promovido pela Direção Geral da Alimentação e Veterinária, contando com a participação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Instituto Português do Mar e da Atmosfera e Instituto Saúde Pública da Universidade do Porto.

Leia também: Agenda atualizada dos grandes concertos que vamos ter no Algarve

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Veja como vai ficar o Parque da Juventude de Portimão

LEIA TAMBÉM:

Agenda atualizada dos grandes concertos que vamos ter no Algarve

A escola que forma os futuros músicos e atores de Portimão

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 141 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE