Histórica livraria de Portimão de portas fechadas
A histórica Papelaria e Livraria Algarve está de portas fechadas.
Ao contrário do que aconteceu ao longo de muitas décadas, quem por ali passa, já não vê livros nas montras, que está completamente vazia.
Um papel manuscrito informa simplesmente que “este estabelecimento encontra-se encerrado”. Como não há indicação de que houve mudança de instalações, esta circunstância parece indiciar que se trata do fim da linha para um dos estabelecimentos mais antigos da cidade.
A Papelaria e Livraria Algarve abriu portas em Portimão no longínquo ano de 1944 e teve períodos de grande fulgor, sobretudo quando, em frente, contava com a vizinhança do Liceu Municipal Infante de Sagres que, mais tarde, daria lugar à Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.
Em entrevista dada ao Algarve Marafado e ao Portimão Jornal, no ano passado, o principal rosto daquele espaço, José Fernandes Silveira, lembrou que, com a passagem dos anos, a alteração das rotinas e dos hábitos das pessoas e, sobretudo, com a transferência da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes para as atuais instalações, a movimentação naquela parte da cidade foi diminuindo, o que implicou uma quebra muito substancial da faturação do espaço.
Nos tempos mais recentes, eram sobretudo os manuais escolares, que contribuíam para a entrada de dinheiro em caixa. No verão, a feira do livro também dava uma ajuda, mas com a entrada em cena da pandemia, essa foi mais uma fonte de receitas que desapareceu.
Leia ou releia aqui essa reportagem para ficar a conhecer melhor o percurso da Papelaria e Livraria Algarve que, agora, parece ter chegado ao fim.
Leia também: José Fernandes Silveira – Uma vida inteira à volta dos livros
O que vai mudar na circulação automóvel em Portimão
Assista aqui a todos os nossos vídeos
LEIA TAMBÉM:
Os eventos que animam o Algarve em junho
Veja onde vai estar a PSP com o radar
Acidente aparatoso no concelho de Portimão