Política, debates, cinema e música em Loulé
Loulé, recebe, entre quinta-feira e sábado (19 a 21 de Outubro), o Festival Política, que, nesta edição, já passou por Lisboa, Braga e Coimbra.
Trata-se de uma iniciativa lançada em 2017 pela Associação Isonomia (ONG), que tem como objetivo promover a participação cívica, a defesa dos direitos humanos e o combate à abstenção.
A programação do festival é composta por debates, performances, concertos, oficinas para adultos e crianças, exposições, cinema e visitas guiadas que promovam a literacia democrática.
Nesta segunda edição em Loulé, agora sob o tema da “Pós-Democracia”, o Política reforça a reflexão sobre os limites do nosso sistema democrático, um ano antes da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, através da música, do cinema, do teatro e até do humor, ao convocar alguns dos artistas e intervenientes já conhecidos, mas também a comunidade local.
Um dos destaques é o concerto-manifesto “Seleção Portuguesa: 10 milhões de convocados” de A Garota Não (dia 20, sexta, 21h00, no Cineteatro Louletano). Outra das iniciativas integradas no evento é um encontro entre cidadãos e deputados representantes dos partidos com assento na Assembleia da República (sexta, 19h00, Café Calcinha).
O programa completo é o seguinte:
19 de Outubro (quinta-feira)
14h30 – Escola Secundária de Loulé: Dignidade – dinâmica em sala de aula (Ação exclusiva para público escolar).
17h00 – Cineteatro Louletano (foyer): Abertura oficial, com a apresentação dos projetos “MULHERES PPT – Mulheres na Política PorTuguesa”, de Salomé Marques, e “O mundo num click”, de Alexandre Elias, vencedores do programa de Bolsas para Jovens Artistas, Criadores e Ativistas, atribuídas em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
17h30 – Cineteatro Louletano (foyer): Espetáculo musical por Carla Sousa.
18h00 – Cineteatro Louletano: Cinema Parlamento Europeu – Prémio Lux – “Alcarràs”, de Carla Simón, (Espanha e Itália).
21h00 – Cineteatro Louletano: Peça de teatro “Sobre Rosas e Margaridas”. Criação coletiva Folha de Medronho em parceria com Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.
20 de Outubro (sexta-feira)
10h30 – Cineteatro Louletano: Sessões em que serão apresentados os seguintes filmes: “O aparente caos da diversidade”, pelo Colectivo Fotograma 24 e estudantes de Montemor-o-Novo, “Bentuguês”, de Daniel Borga; “Nha Fidju”, de Diogo Moreira Carvalho e “Are We Punks Or Not?”, de Telmo Soares. Conversa final entre alunos e Diretores do Festival Política.
17h30 – Solar da Música Nova: Debate “Democracia sob ameaça?”
19h00 – Café Calcinha: Cara a Cara com os Deputados. Encontro entre cidadãos e deputados representantes dos partidos com assento na Assembleia da República. Durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam individualmente com cada deputado sobre um tema, dúvida ou questão. Inscrições através do e-mail: participa.politica@gmail.com.
21h00 – Cineteatro Louletano: Espetáculo de Música “Seleção Portuguesa: 10 milhões de convocados”, por A Garota Não.
23h00 – Cineteatro Louletano: Sessão de cinema “Portugal ao Espelho”, com “O aparente caos da diversidade”, pelo Colectivo Fotograma 24 e estudantes de Montemor-o-Novo; “Bentuguês”, de Daniel Borga; “Nha Fidju”, de Diogo Moreira Carvalho; “Que mundo, português?”, de António Limpo e “Are We Punks Or Not?”, de Telmo Soares.
21 de Outubro (sábado)
10h00 – Encontro na Igreja de São Clemente para uma visita guiada pelas ruas de Loulé para descobrir os vestígios e marcas da presença da comunidade judaica. Segue-se uma conversa com Cláudia Sil (Comunidade Judaica do Algarve), Daniel Giebels (Câmara Municipal de Loulé) e Helena Madeira (harpista de música sefardita), no Palácio Gama Lobo. No final da sessão, haverá um momento musical a cargo de Helena Madeira. Inscrição através do e-mail: participa.politica@gmail.com.
15h30 – Auditório Solar da Música Nova: História-concerto “Made in Osvaldo”, com oficina.
17h00 – Cineteatro Louletano: Sessão de Cinema “Novíssimas cartas portuguesas”, um documentário de realização coletiva.
18h30 – Cineteatro Louletano: Sessão de Cinema e talk, com a projeção do documentário “Sou Quarteira”.
21h00 – Cineteatro Louletano: Espetáculo de humor “Prémios Monstros do Ano. Edição quase quase política”, com Fernando Alvim.
EXPOSIÇÕES:
Solar da Música Nova: “Institucionalizado”, de Isabela Marques e Airton Cesar Monteiro.
Cineteatro Louletano (foyer): “O mundo num click”, de Alexandre Elias e “MULHERES PPT – Mulheres na Política PorTuguesa”, de Salomé Marques.
Leia também:
Antiga estação de Lagos vai ser convertida em restaurante e galeria de arte e ter hotéis à volta
GNR e Calema na festa de fim de ano de Lagos
Novas ‘cidades’ comerciais para os concelhos de Portimão e Lagoa
Assista aqui a todos os nossos vídeos