Estudo de impacte ambiental da Estação de Dessalinização do Algarve entra em consulta pública. Saiba mais aqui
O estudo de impacte ambiental da Estação de Dessalinização de Água do Mar do Algarve entrou esta segunda-feira, 6 de novembro, em fase de consulta pública, que se prolonga até 19 de dezembro. A dessalinizadora será instalada no município de Albufeira, embora a área estudada abranja também o concelho de Loulé.
Segundo os documentos consultado pelo Algarve Marafado, a captação de água do mar será feita ao largo da praia da Falésia e em frente da praia da Rocha Baixinha (ver imagem), a cerca de um quilómetro e meio da costa.
Existem duas alternativas para a localização da conduta elevatória que vai transportar a água do mar para a estação de dessalinização através de uma conduta elevatória.
A designada Alternativa 1 prevê a sua instalação junto da ribeira de Quarteira, com um comprimento total de 4,3 quilómetros, enquanto a Alternativa 2 aponta para a implantação da conduta elevatória ao longo do caminho de acesso à Rocha Baixinha, numa extensão de 4,9 quilómetros.
O projeto contempla um circuito de descarga de salmoura no mar, a cerca de 1,8 quilómetros da costa.
No terreno onde vai ser construída a Estação de Dessalinização de Água do Mar do Algarve serão instalados cerca de 10 000 painéis fotovoltaicos para produção de energia para autoconsumo.
A entidade promotora do projeto a Águas do Algarve. A estação, que vai produzir cerca 16 hm3/ano de água, tem um custo de cerca de 50 milhões de euros, recebendo financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência.
Marmelete: a aldeia escondida na serra do medronho (com VÍDEO)
Marmelete: a aldeia escondida na serra do medronho
Assista aqui a todos os nossos vídeos