Tartarugas que ingeriram plástico foram salvas e devolvidas ao mar no Algarve
Duas tartarugas reabilitadas, que tinham sido recolhidas em julho de 2023, em estado bastante debilitado por terem ingerido plástico, foram agora devolvidas ao mar, no Algarve. A ação foi promovida pelo Zoomarine e contou com a colaboração da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional.
“As tartarugas da espécie Caretta Caretta, apelidadas de Ulisses e Umiko, foram recolhidas no mar do Algarve em julho de 2023”, segundo revela a Marinha Portuguesa.
As tartarugas foram levadas para o Centro de Reabilitação de Espécimes Marinhos do Zoomarine, onde se confirmaram “várias patologias decorrentes da ingestão de elevadas quantidades de plástico”.
A Marinha acrescenta que, após um longo período de recuperação, as tartarugas embarcaram no NRP Dragão, onde a equipa de biólogos do Zoomarine “efetuou a sua devolução ao mar, longe da costa, por forma a garantir a sua liberdade numa área fora de perigo”.
Nesta operação esteve envolvida a referida embarcação da Marinha e, da parte Autoridade Marítima Nacional, a Polícia Marítima.
O encanto secreto da serra de Monchique
Assista aqui a todos os nossos vídeos