Autarquias

Lagoa: investimento de 5 milhões de euros para combater perdas de água

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub
pub

A Câmara de Lagoa tem no terreno um conjunto de intervenções no sistema de abastecimento de águas no valor de 5 milhões de euros.

A informação foi avançada no decorrer de uma visita às obras em curso no concelho, que teve lugar esta quarta-feira, dia 17 de abril, na qual participaram autarcas, técnicos e jornalistas.

Um dos investimentos essenciais é na substituição de condutas de distribuição de água que se encontram velhas por outras novas e de materiais mais resistentes.

Segundo o presidente da autarquia, Luís Encarnação, o objetivo “é reduzir substancialmente o nível das perdas de água”. O autarca diz que “há 10 anos tínhamos perdas de 44%, em 2022 estava nos 30% e no ano passado houve uma redução para 23%, uma evolução muito positiva, que decorre dos investimentos que temos vindo a fazer”.

Agora, o que se pretende é que, depois de concluídas as obras em curso, “se reduza ainda mais o volume de perdas, de forma a que fique entre 12 a 15%”.

Para que isso seja possível, outra das vertentes em que se está a trabalhar é na criação de mais de seis dezenas de zonas de medição e controlo do precioso líquido no concelho.

Trata-se de um sistema que mede o volume de água que nele entra e o que sai.

Por exemplo, “se temos a entrada de 1000 m3 de água e forem consumidos 900, naturalmente que à saída deve haver a indicação de 100 m3 ou muito próximo disso”.

Caso essa circunstância não aconteça, sabemos que “ou há nesse troço uma rotura ou, eventualmente, alguém, através de uma ligação ilegal, está a roubar água à rede”, pelo que os serviços técnicos da câmara podem, imediatamente, entrar em ação, detetar e resolver o problema.

Sendo possível descobrir mais rapidamente uma eventual rotura, perde-se menos água e é possível reparar a fuga mais depressa e fazer com que a população da zona afetada fique menos tempo sem recurso à água da torneira.

Também com o objetivo de tornar essas intervenções mais rápidas e eficazes estão a ser levadas a cabo obras no valor de quase 600 mil euros no pavilhão do Serviço de Águas situado perto do espaço da FATACIL, onde ficarão concentrados todos os serviços, materiais e recursos humanos relacionados com este setor.

No decorrer desta iniciativa foram, igualmente, visitadas outras obras em curso, como, entre várias outras, a da Casa da Cidadania, a do Parque Infantil de Carvoeiro, a da entrada de Estômbar e intervenções na Mexilhoeira da Carregação e no Parchal, envolvendo um investimento total de mais de 9 milhões de euros.

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Aldi e McDonald’s juntam-se ao Continente do Parchal, às portas de Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

(Visited 44 times, 1 visits today)

EVENTOS NO ALGARVE