Casos de PolíciaRegional

Rede criminosa internacional sacava códigos e limpava contas bancárias

Partilhe a notícia
pub
pub

No passado dia 22 de abril, o Ministério Público de Faro acusou 30 cidadãos portugueses, 29 brasileiros e 12 africanos pelos crimes de associação criminosa, branqueamento e de falsidade informática.

Segundo informa aquele organismo, em comunicado, “parte dos arguidos pertencem à organização criminosa brasileira denominada Primeiro Comando da Capital (PCC) e dedicavam-se à captura de dados e códigos de acesso a contas bancárias, com vista a posteriormente aceder a sistemas informáticos das instituições de crédito e sequentemente subtrair dinheiro de contas bancárias”.

Os agora detidos criavam uma página falsa de acesso a uma instituição bancária. Quando as vítimas a ela acediam, julgando estar a entrar na página verdadeira, os seus dados eram copiados e através deles os criminosos “entravam na conta bancária da vítima e programavam uma transferência monetária para uma conta bancária de um arguido ligado à organização”.

De seguida, um dos seus elementos, fazendo-se passar por um funcionário do banco, telefonava à vitima a informá-la que tinha sido detetada uma operação bancária falsa, mas que para a anularem precisam do código que o banco ia enviar para o telemóvel.

Por esta via levavam as vítimas a entrar numa segunda página falsa, onde espelhavam a operação fraudulenta. Neste momento, “a vítima já estava convencida que os arguidos eram funcionários bancários e que queriam anular a transferência. Imediatamente, os arguidos confirmavam a transferência bancária e o banco enviava o código para o telemóvel da vítima. Como os arguidos permaneciam ao telefone com a vítima, esta dizia-lhes qual era código que aqueles introduziam na conta e assim validavam a operação. Posteriormente, o dinheiro circulava por várias contas bancárias entre Brasil e Portugal de modo a ser branqueado”.

A investigação destas burlas esteve a cargo da Polícia Judiciária.

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Esta é a joia da costa de Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

(Visited 269 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

EVENTOS NO ALGARVE