Neste concelho algarvio há um bolo que nunca falta na mesa em maio
O Bolo do Tacho – que também é chamado de Bolo de Milho ou de Maio – é obrigatório na mesa das famílias de Monchique em maio. E tem festas que lhe são dedicadas no Dia do Trabalhador, 1 de maio.
A Junta de Freguesia de Monchique promove, a partir das 15h30, a Festa do M, havendo a habitual partilha e prova do Bolo do Tacho, no quintal da autarquia.
A animação musical está a cargo de Telma Santos e do Grupo Coral da Confraria do Medronho ‘Os Monchiqueiros’.
Artesanato e tasquinhas
Entretanto, na aldeia de Alferce realiza-se mais uma edição da Festa do Bolo de Tacho, igualmente no dia 1 de maio.
O programa da festa contempla, pelas 09h00, um passeio pedestre (inscrições abertas até 24 de abril), seguindo-se, pelas 11h00, a abertura da feira de artesanato e tasquinhas.
A partir das 14h00, a animação fica a cargo do Rancho Folclórico de Albufeira e de João Paulo Cavaco. O evento é organizado pela junta local.
Caminhada e partilha
Na outra freguesia do concelho de Monchique, Marmelete, a junta local organiza, no Dia do Trabalhador, uma caminhada, que inclui uma prova e partilha do Bolo de Tacho, medronho e Melosa.
Refira-se que este bolo tradicional da serra de Monchique foi recentemente integrado no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Como é feito o bolo
Para quem não sabe, o nome deste bolo resultado do facto de ser feito num tacho. A receita varia de acordo com os gostos, mas o bolo leva sempre farinha de milho, banha de porco, mel e azeite.
Leia também:
Emprego: a Câmara de Lagos quer contratar dezenas de pessoas

Assista aqui a todos os nossos vídeos