LazerVídeos

O trilho algarvio que leva ao fim do mundo (com vídeo)

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

ASSISTA AO VÍDEO AQUI

Este trilho algarvio leva-nos ao fim do mundo.

Mas pelo caminho encontramos paisagens de sonho, monumentos emblemáticos e belas praias.

Antes de darmos cordas aos sapatos (ou sapatilhas) para percorrer cerca de sete quilómetros, convém dar uma espreitadela a esta praia, que fica no lado contrário àquele por onde vamos caminhar.

Esta é a praia da Mareta, junto à vila de Sagres.

Fica numa baía e é protegida por arribas altas.

Uma particularidade desta praia é o facto de ter existido aqui uma nascente de água doce, onde se abasteciam antigamente as embarcações antes da partida para as suas viagens.

O Promontório Sagrado

E a pouca distância situa-se o mais visitado e emblemático monumento do Algarve: a Fortaleza de Sagres.

É um local impactante, cheio de misticismo e imponência. Foi chamado pelos antigos de Promontório Sagrado.

E, claro, está indelevelmente ligado ao maior feito dos portugueses, os Descobrimentos.

Mas se o objetivo é caminhar, há que seguir viagem.

E não é preciso dar muitos passos para encontrar esta bela praia. O seu nome é Tonel e apresenta este belo enquadramento natural.

Esta praia guarda uma curiosidade histórica. Na II Guerra Mundial, em 1943, despenhou-se aqui um hidroavião inglês, com dez tripulantes.

Acabaram por ser resgatados apenas dois corpos, que foram sepultados no Cemitério de Sagres.

Deixamos agora a praia e a história para trás e continuemos o trilho, ao longo das arribass imponentes.

ASSISTA AO VÍDEO AQUI

Um paraíso para os surfistas

Em dias de temporal até podemos ver o mar a escalar os rochedos. É um espetáculo único.

Mas não é o caso do dia que escolhemos para fazer o passeio. Desta feita, o mar está manso.

Chegamos agora à praia do Beliche. Um encanto para a vista e um paraíso para surfistas.

Aqui está ela em toda a exuberância, vista dos dois lados.

Estamos mais ou menos a meio do percurso que nos vai levar ao fim do mundo.

Mas não vale a pena ter pressa. Pelo contrário, é recomendável parar de vez em quando para apreciar as vistas.

E eis que surge no horizonte outro monumento, o Forte do Beliche.

Este forte, do século XVI, foi construído com o objetivo de afastar piratas e corsários de uma armação de atum instalada na baía.

No seu interior existe uma capela dedicada a Santa Catarina, que está hoje parcialmente suspensa sobre o mar.

Parece um milagre como o templo religioso resiste à força da gravidade e não cai. É algo que desperta a atenção de todos os que visitam este local.

ASSISTA AO VÍDEO AQUI

E chegamos ao fim do mundo

E, a cada passo, aproximamos do nosso destino.

Ora, aqui está ele. O cabo de São Vicente.

A fortaleza data do século XVI e foi construída para proteger a costa dos ataques de piratas.

Anteriormente, existia no local um convento. A lenda conta que o mesmo acolheu os restos mortais de São Vicente.

No interior da fortaleza existe ainda um imponente farol, cuja luz tem um alcance de 59 quilómetros.

O Cabo de São Vicente fica no extremo sudoeste de Portugal e da Europa continental.

Para os povos antigos, este era o Fim do Mundo e um local de deuses.

Assista ao vídeo aqui:

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE