RegionalSociedade

Municípios algarvios junto ao Guadiana declaram alerta por risco de cheias

Partilhe a notícia
pub
pub

Os municípios algarvios localizados junto ao Rio Guadiana – Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António – declararam a Situação de Alerta Municipal, devido ao risco de cheias.

Esta medida, tomada em conjunto com o Comando Distrital de Proteção Civil, resulta do “aumento significativo e sustentado dos caudais, resultante das descargas efetuadas nas barragens de Alqueva e Pedrógão, em Portugal, e na barragem de Chanza, em Espanha, e dos restantes afluentes da bacia do Guadiana, ao mesmo tempo da precipitação persistente que ocorre na bacia hidrográfica”, explica a Câmara de Castro Marim.

A autarquia acrescenta que “existe um cenário de risco acrescido para as zonas ribeirinhas dos três concelhos do Baixo Guadiana, que podem ter impactos em pessoas, bens, infraestruturas, acessibilidades e atividades económicas”.

A população, como salienta, por seu turno, a Câmara de Alcoutim, deve evitar deslocações desnecessárias, sobretudo para zonas ribeirinhas, não permanecer junto às margens do rio nem atravessar zonas inundadas e seguir rigorosamente as indicações das autoridades

(Foto: Câmara de Alcoutim)


Vídeo em destaque:

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE