Nova barragem avança no Algarve
Foi publicado hoje, sexta-feira, em Diário da República o concurso público para a elaboração do projeto da Barragem do Alportel, que tem como objetivo garantir a proteção contra cheias da cidade de Tavira, a rega e o abastecimento público.
O procedimento é da responsabilidade da Associação dos Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve e representa um investimento de cerca de 350 mil euros, devendo o projeto estar concluído no prazo de 277 dias, após a adjudicação.
Este é o resultado de um protocolo celebrado entre a Agência Portuguesa do Ambiente e a Associação de Regantes do Sotavento, com o apoio do Fundo Ambiental. A Câmara de Tavira já manifestou “grande satisfação” e disponibilizou-se para “apoiar, sempre que necessário, o projeto e a futura construção” da barragem.
“Prevê-se um armazenamento de cerca de 10hm3, em ano médio, num cenário de redução de precipitação e isto próximo da ETA de Tavira, que fornece água tratada a todo o Sotavento do Algarve” e a “4,5 quilómetros do reservatório central de Santo Estêvão, que abastece a agricultura também”, revela a associação de regantes.
Esta entidade, presidida por Macário Correia, conta “dispor de projeto e estudo de impacte ambiental atualizado durante o segundo semestre de 2025”, sendo depois realizado “o projeto de execução”.

Algas japonesas invadem praias algarvias
Assista aqui a todos os nossos vídeos













