Novidade: duas barragens do Algarve vão fazer descargas controladas
As barragens de Odeleite e Beliche, no sotavento do Algarve, irão proceder a descargas controladas temporárias, devido à elevada quantidade de água acumulada, segundo revela a Câmara de Castro Marim.
A autarquia adianta que as descargas “deverão ocorrer ao longo dos próximos dias e até ao final do período húmido, algo que não acontecia há vários anos devido à seca, para controlo dos caudais”.
“É esperado um aumento da quantidade de água nas ribeiras e no rio Guadiana, tal como tem acontecido nos últimos dias devido às descargas das barragens alentejanas do Alqueva e Pedrógão, mas não deverá provocar alterações significativas na cota da linha de água do rio, uma vez que o seu troço final é muito largo”, explica a câmara.
Apesar disso, “a corrente vazante será muito mais forte que o habitual, ao que também contribui o período de marés vivas que se fazem sentir nestes dias”.
“Devem os proprietários zelar pela boa ancoragem dos barcos fundeados no rio, bem como pelos objetos, embarcações e outros materiais que possam ser arrastados por não estarem bem presos nas margens”, segundo aconselha a edilidade.
O Município de Castro Marim recomenda ainda que “se evite a travessia de zonas que possam vir a ser inundadas e a aproximação das margens do rio Guadiana, além de alertar para a necessidade de proteger animais ou outros bens em locais seguros temporariamente”.
E acrescenta que estas “descargas controladas de água das barragens contribuem também positivamente a nível ambiental e de sustentabilidade para a limpeza das ribeiras”.

Assista aqui a todos os nossos vídeos








