José Apolinário quer duplicar o peso da economia do mar

pub

O secretário de Estado das Pescas segue a orientação que, várias vezes, tem vindo a ser defendida por António Costa, sobre a polémica questão da prospecção de gás e petróleo no Algarve.

José Apolinário considera que “temos obrigação de saber se existe” ouro negro e gás nos nosso domínios e em que dimensão. Portanto, não vê impedimentos de maior quanto à vertente da prospecção. 

Quanto à decisão de exploração, isso é algo que, posteriormente, “terá de ser avaliado”, sendo, no entanto, ponto assente que “queremos preservar o perfil económico do Algarve”, assente no turismo.

Estas declarações foram proferidas pelo secretário de Estado algarvio, na Terça-feira, no decorrer de um jantar promovido pelo Rotary Clube da Praia da Rocha, em que foi o convidado principal.

Na intervenção que proferiu, José Apolinário falou, essencialmente, sobre a economia do mar, que vale, actualmente, cerca de 4,6 mil milhões de euros. Um valor que fica “muito aquém” do seu potencial e do que é conseguido por outros países europeus.

Daí que o objectivo do Governo seja “duplicar o peso da economia do mar” até 2020. Para isso, vai continuar a apostar na vertente marítimo-turística, para a qual, nos últimos anos, foi produzida legislação que tornou mais fácil e rápido o aparecimento e desenvolvimento de muitas pequenas empresas.

Ao nível das pescas, uma das maiores apostas vai para a aquicultura, que, na sua opinião, “tem um potencial de crescimento enorme”. Esse crescimento é importante, entre outras razões, para contrabalançar as importações nacionais neste sector que, ao contrário do que se possa pensar, até são elevadas. Só na importação de bacalhau, por exemplo, gastamos, anualmente, entre 400 a 500 milhões de euros.

Mais investimento nas infra-estruturas portuárias e maior envolvimento das câmaras municipais na gestão das zonas ribeirinhas foram outras das promessas deixadas por José Apolinário.

Leia também:

Subscreva a nossa Newsletter 

(Visited 269 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.