Mil eventos culturais no Algarve
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, veio ao Algarve, este Sábado, 1 de Outubro, Dia Mundial da Música, dar o pontapé-de-saída no programa cultural “365 Algarve”.
Trata-se de uma iniciativa que vai desenvolver-se até Maio do próximo ano e que promete trazer à região mais de mil eventos no campo da música, dança, teatro, exposições, arte pública, mostras, festivais e animações de património.
Falando em Lagoa, antes do início do primeiro concerto musical, a cargo do pianista Adriano Jordão, o governante referiu que uma iniciativa desta dimensão apenas é possível graças à “colaboração de muitas instituições culturais do Algarve, uma enorme mobilização das pessoas, o trabalho conjunto do Ministério da Economia, o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado do Turismo e todas as câmaras municipais do Algarve.”
Obviamente, para para pôr de pé o programa também é preciso dinheiro. No caso, o orçamento disponibilizado é de 1,5 milhões de euros.
O objectivo anunciado é dinamizar a região em termos de eventos cultural ao longo da chamada época baixa, procurando, dessa forma, passar a ideia de que a região tem muito mais para oferecer a todos os que a visitam, ao longo de todo o ano, do que apenas sol e praia.