Antigo edifício da Câmara dá lugar a museu
O antigo edifício da Câmara de Lagoa vai ser transformado num museu. O projecto está a ser desenvolvido e deverá ficar concluído em meados do próximo ano, podendo, de seguida, avançarem as obras.
Uma vez concretizado o projecto, será uma nova fase que se abre na vida deste edifício histórico que, por si só, tem muito para contar, uma vez que já foi igreja e prisão, antes de se transformar na sede do principal órgão autárquico do concelho.
A ideia do presidente da Câmara, Francisco Martins, é que “este seja um museu vivo, de território”, que conte uma parte da história do concelho, mas que não se esgote naquele edifício e se estenda a espaços localizados noutros pontos do concelho.
O museu vai ser complementado com núcleos museológicos em localidades como Porches, Carvoeiro, Estômbar e Ferragudo.
O material a instalar nas antigas instalações da Câmara – onde ainda funcionam alguns serviços, que serão relocalizados – dará uma perspectiva geral da história e cultura do concelho, enquanto que os núcleos que serão criados noutras localidades terão características mais temáticas.
O de Porches deverá ficar mais ligado à olaria, o de Ferragudo ao mar, o de Ferragudo à pesca e o de Estômbar ao património.
Trata-se de “um projecto ambicioso, que há muito tempo é falado e adiado”, mas que, agora, Francisco Martins pretende concretizar, com o apoio financeiro de fundos comunitários.
Leia também:
Francisco Martins diz que ainda não decidiu se vai recandidatar-se
Ruas de sentido único em Lagoa
Subscreva a nossa Newsletter