Vida dos Bombeiros em exposição no Museu de Portimão
Um pouco do que tem sido a história dos Bombeiros Voluntários de Portimão pode ser visto no Museu da cidade barlaventina.
A mostra que foi inaugurada este Sábado, 19 de Novembro, intitula-se “Bombeiros de Portimão… Uma força da sociedade civil” e é composta por fotografias e equipamentos que marcam os 90 anos de actividade da corporação.
Trata-se de um importante instrumento de divulgação dos ‘soldados da paz’ de Portimão, pelo que o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Portimão, Álvaro Bila, defendeu a ideia de que, após sair do Museu, a exposição deve transitar para outros espaços do concelho.
A presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, destacou o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros de Portimão, o qual merece o reconhecimento de todos, mas também o máximo apoio, pois, referiu, quanto mais meios tiverem mais segura está também a população.
O comandante da corporação, Richard Marques, aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho dos homens e mulheres que lidera, alguns dos quais receberam medalhas de assiduidade de 10, 15 e 20 anos de serviço.
Ao mesmo tempo, a corporação mostrou que o futuro está assegurado, uma vez que há cada vez mais crianças e jovens a inscreverem-se na Escola de Cadetes e Infantes, onde, desde muito cedo, começam a aprender o que é ser bombeiro. Aliás, a cerimónia iniciou-se com duas pequenas demonstrações do que os mais novos aprendem na corporação.
Leia também a entrevista ao comandante Richard Marques
Leia também:
Bombeiros de Portimão são chamados a 900 ocorrências mensais