Investimento de 48 milhões de euros em Albufeira
O concelho de Albufeira deverá contar, a curto prazo, com mais três lares de idosos. Um deles será implantado nos Olhos d’Água, outro nas Fontainhas (Ferreiras) e um terceiro na cidade sede do concelho.
Estas obras foram apontadas como prioritárias pelo presidente da Câmara de Albufeira, no seu discurso de ano novo, no decorrer do qual fez um balanço do trabalho realizado e anunciou novos investimentos.
Outros dos projectos fundamentais referidos são o Plano de Drenagem, a construção de um Quartel da GNR para Olhos d’Água em parceria com o Ministério da Administração Interna e um novo Quartel para os Bombeiros Voluntários de Albufeira.
Na Freguesia da Guia, o Mercado será ampliado de forma a colocar no local um serviço de correios. Também o Polidesportivo vai ser transformado numa praça de lazer e eventos.
Em Ferreiras, irá nascer um cemitério, num terreno recentemente adquirido. A Junta de Freguesia local deverá contar com uma nova sede, a instalar num imóvel já adquirido, o qual terá igualmente capacidade para cinco apartamentos no âmbito da Habitação Social.
Quanto a Albufeira, Carlos Silva e Sousa anunciou que “estão a ser actualmente negociados os terrenos próximos do Espaço Multiusos de Albufeira para ali se fazer um parque com possibilidades de serem realizadas feiras e mercados.”
Dívidas baixaram de 51 para 15 milhões
A regeneração urbana é outra das apostas para o ano que agora se inicia. Há projectos para a recuperação de fachadas na Praça da República e em outras zonas nobres da cidade.
Em 2017, deverá ser investido um milhão de euros em parques infantis e reparações dos mesmos 6 milhões na recuperação de estradas e caminhos e mais de um milhão e meio na iluminação pública. No total, a Câmara vai lançar obras no valor de 48 milhões de euros.
Tal situação só é possível, referiu Carlos Silva e Sousa, graças ao sucesso do plano de recuperação económica e financeira da autarquia que foi levado a cabo nos últimos anos.
O edil lembrou que, quando foi eleito, ” o Município tinha uma dívida, entre empréstimos e a terceiros, de cerca de 51 milhões de euros”. Cerca de três anos depois, o panorama é bem diferente, pois “a dívida ronda os 15 milhões, o que significa uma amortização de cerca de 35 milhões de euros.” Para além disso, actualmente, “o saldo de tesouraria do Município é de cerca de 55 milhões de euros”, o que permite concretizar uma série de projectos.
Leia também:
Câmara de Albufeira baixa o preço da água e aumenta o número de funcionários