Barracas junto ao Mercado de Portimão têm os dias contados
As barracas existentes num terreno situado junto ao Mercado Municipal de Portimão têm os dias contados. Isto porque a Câmara local vai realojar as pessoas que lá vivem num espaço situado na zona de Vale da Arrancada.
De acordo com a presidente da autarquia, Isilda Gomes, o espaço está a ser infraestruturado e, na Quinta-feira, 11 de Maio, foi aberto concurso para a aquisição de 26 casas modelares, para colocar nesse terreno. O preço-base da concurso é de 365 mil euros e o prazo que a empresa que o vença tem para fornecer o as casas é de 60 dias.
A autarca diz esperar que “até ao final do Verão” seja possível fazer a mudança, que vai ser pacífica, uma vez que as pessoas que vivem nas barracas concordam com ela.
Entretanto, já se começa a pensar no que deverá ser feito com o terreno que ficará livre. Situado no centro da cidade e a dois passos do Mercado e do Centro de Saúde, tem, seguramente, um valor de mercado bastante elevado, numa altura em que, depois de uma quebra de alguns anos, o mercado imobiliário está a recuperar.
Em face disso, surgiu “da parte de certa oposição a ideia de o vender em hasta pública” para a construção de imóveis, uma possibilidade que a presidente da autarquia admite. No entanto, esta é uma questão que não está fechada, “vamos debatê-la e encontrar a melhor solução.”
Se a decisão passar pela alienação do terreno, Isilda Gomes assume que a verba que daí resultar será usada para abater dívida.
Leia também:
Cursos para desempregados (Faro)