Drones vão ajudar os bombeiros no combate a incêndios
Este Verão, os Bombeiros de Portimão contarão com a ajuda de drones nas acções de combate a incêndios florestais. Para já, terão uma utilização experimental, mas, tendo em conta as características deste tipo de equipamentos, há a expectativa de que poderão vir a fornecer informação muito relevante em relação à forma como o fogo está a desenvolver-se, permitindo aos bombeiros encontrar as melhores e mais rápidas soluções para acabar com ele.
O dispositivo de combate a fogos deste ano contará, também, com tablets e kits cartográficos inovadores, para além de mais e melhores meios de comunicação, nomeadamente, uma nova bateria de rádios portáteis e móveis, bem como estações fixas que permitirão uma comunicação mais fácil e funcional entre todas as entidades que participem no combate a incêndios.
Outra das novidades é a participação dos jovens que fazem parte da Escola de Cadetes e Infantes dos Bombeiros de Portimão em acções de vigilância e detecção precoce de incêndios nascentes, de forma a que sejam atacados o mais rapidamente possível.
Com o mesmo objectivo, e tal como já aconteceu no ano passado, a partir de 1 de Julho vai ser colocado um destacamento de bombeiros na Senhora do Verde, que ficam assim mais próximos das áreas mais vulneráveis e asseguram um ataque mais rápido às chamas.
Leia também:
Corporação de Portimão ganha novos bombeiros
Rui André defende pacote de incentivos para os bombeiros voluntários
Subscreva a nossa Newsletter