As estradas secundárias que pode usar para fugir à confusão na EN 125

pub

Chegou Agosto e com ele a confusão habitual nas principais vias de comunicação algarvias. Em especial, na mais concorrida, a Estrada Nacional (EN) 125, que depois das obras ficou com bem poucos pontos em que é possível ultrapassar, situação que faz aumentar as filas de trânsito.

Como se sabe, não há alternativa consistente para a EN 125, em toda a sua extensão, mas em vários troços existem diversas estradas secundárias que pode utilizar.

Se vai no sentido Lagos – Portimão, pode fazer parte do percurso usando a Estrada Municipal 534, que passa ao largo da Meia Praia e que liga à 510, que o leva a Odiáxere, devendo aí ‘apanhar’ a EN 125. Há dois ou três cruzamentos com alguma perigosidade e a via, em especial, a 510, é, em determinados pontos, um pouco estreita, mas é a alternativa possível nesta zona.

Entre Portimão e Lagoa há a opção de utilizar a chamada ‘ponte velha’, e seguir sempre em frente, passando pelo Parchal até chegar à rotunda situada entre o Calvário e a Mexilhoeira da Carregação. Aí vira à direita, passando pelo Calvário e Estômbar até chegar à primeira rotunda de Lagoa. Entre Estômbar e Lagoa situa-se um parque aquático pelo que é possível que, nesta época do ano, haja muito trânsito logo pela manhã e, depois, ao final do dia.

Se vai no sentido contrário, sobretudo ao fim da tarde (18/20 horas), conte apanhar grandes filas na zona do Parchal, pois, por essa hora, são muitos os veículos que entram em Portimão pela ‘ponte velha’.

Voltando a fazer o percurso no sentido Barlavento – Sotavento, há mais um troço da EN 125 que pode evitar. Para isso terá que entrar em Lagoa e apanhar a Estrada Municipal 1155, que fica na sequência de uma das principais artérias da cidade, a Rua 25 de Abril. Por essa estrada pode seguir até à zona da antiga Escola Internacional (actual Nobel International School), onde entrará, de novo, na inevitável EN 125. Neste percurso, convém ter alguma atenção, pois há dois cruzamentos perigosos.

Na rotunda de Porches, pode virar à direita, entrando na Estrada Municipal 530-1, que liga a Armação de Pêra. Se o seu destino é Albufeira pode continuar em frente, pela Via Dorsal (EN 269-1). Antes de chegar a Alcantarilha, na rotunda do parque de campismo, vire à direita, para apanhar a Estrada Municipal 526,  que vai passar a Vale Parra e à zona da Marina, antes de desembocar em Albufeira.

Outra alternativa para quem circula entre o Barlavento e o Sotavento é usar a EN 124-1 e antes de entrar em Silves virar para a Nacional 269, na direcção de Algoz e depois para Ferreiras, onde entra, de novo, na EN 125. Se tem como destino Loulé, São Brás de Alportel ou Tavira, pode, em Boliqueime, voltar a sair da EN 125, cortar à esquerda e passar a usar a Estrada Nacional 270, que o levará directamente a qualquer desses destinos.

Leia também:

A “aberração completa” da EN 125

  Os grandes eventos e espectáculos de Agosto

Duas ofertas de emprego para autarquia algarvia

(Visited 1.592 times, 1 visits today)
pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

pub
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.