Festival de Folclore em Messines

pub

O Anfiteatro da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines recebe, a partir das 21H30 deste Sábado, o XXV Festival de Folclore e XXIV Festival Internacional de Folclore.

Organizado pelo Rancho Folclórico de S. Bartolomeu de Messines, o evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves e com a participação de vários ranchos nacionais (Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos, Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe) e um espanhol (Grupo de La Escuela Municipal de Folklore de Adeje).

Fundado em 5 de Outubro de 1976 e revitalizado em 1981, o Rancho Folclórico de S. Bartolomeu de Messines exibe trajes da época compreendida entre 1880 e 1920, entre os quais os noivos, traje de ir à missa, de ir à feira, domingueiros e diversos trajes camponeses: apanhadores de medronho, de frutos secos, fiadeira, mondadeira, lides domésticas, almocreve, corticeiros e moleiros.

A tocata é composta por ferrinhos, acordeões, bitoque, viola e castanholas algarvias.

Os cantares de trabalho, os corridos, marcadinhas, valso rasteiro, os bailes de roda em despique, encadeados, mandados e ainda o estravanca, são as danças que o grupo apresenta, os quais animavam os bailes espontâneos aos domingos, dias festivos e em alguns trabalhos agrícolas (desenroupadas, desensabugadas, fiadas, ceifas e debulhadas).

Leia também:

As estradas secundárias para fugir à confusão na EN 125

  Os grandes eventos e espectáculos de Agosto

(Visited 159 times, 1 visits today)
pub

pub

pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.