Economia

Incubadora de empresas inaugurada em pleno Autódromo do Algarve

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Foi inaugurada esta Quinta-feira, 10 de Agosto, a incubadora de empresas “Startup Portimão”. Fica situada em pleno Autódromo Internacional do Algarve, num espaço cedido à Câmara pela empresa proprietária daquele espaço, “a título gratuito”, referiu o seu administrador, Paulo Pinheiro.

A entidade que vai ficar responsável pela sua gestão é a “Territórios Criativos”, que tem experiências similares em incubadoras noutros pontos do país, como Mafra e Loures. O seu responsável máximo, Luís Matos Martins, referiu, na ocasião, que não se pretende que o espaço acolha apenas empresas tecnológicas, mas a tecnologia deve estar, de alguma forma, presente nos projectos empresariais apresentados.

Embora nenhum bom projecto fique de fora, as prioridades definidas são para empresas ligadas a vertentes relacionadas com a energia, a mobilidade, o turismo, a governança e a qualidade de vida.

O facto da incubadora ficar instalada em pleno Autódromo Internacional do Algarve é vista como uma grande vantagem por Luís Matos Martins, por “haver tanto para potenciar” não só com a empresa proprietária do espaço, mas também com as entidades que com ela colaboram e que por ali passam ao longo do ano. Uma ideia assumida também por Paulo Pinheiro que diz querer ajudar a “dar um empurrãozinho” às empresas que ali venham a instalar-se, facilitando-lhes contactos e acesso a algumas empresas líderes de mercado, até a nível mundial.

Nesta fase, à disposição dos empreendedores estão 12 salas dividas por 2 andares, podendo, cada uma delas, ser utilizada por apenas uma empresa ou por várias. Para além desses espaços, há também outros de lazer, para refeições, desporto (por exemplo, uma mesa de ping pong) e reuniões.

O objectivo é fomentar a comunicação entre quem ali se instalar, de forma a criar sinergias, contactos e trocas de conhecimentos e experiências. Dentro dessa filosofia, pretende-se inclusivamente que aquele espaço seja partilhado por empreendedores, que se encontram a dar os primeiros passos num projecto, e empresários já com alguma experiência.

Para a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, a inauguração da incubadora “é a concretização de um sonho”. O sonho de criar condições para que os jovens do concelho possam levar a cabo o seu projecto empresarial, mesmo que não tenham muito dinheiro para investir.

O valor a partir do qual é possível marcar lugar na incubadora é de apenas 40 euros mensais. Relativamente ao facto de Autódromo ficar longe da cidade, situação que poderá complicar a vida a quem ali queira instalar-se, Isilda Gomes garantiu que não será por falta de transporte que alguém deixará de o fazer. Uma das solução passa por alargar um pouco a rota do Vai e Vem que passa pela povoação da Pereira para que chegue ao Autódromo.

Luís Matos Miguel diz que tem havido “muito interesse” por parte de empreendedores em instalarem-se na incubadora, alguns dos quais marcaram presença no evento, pelo que, a muito curto prazo, espera que os lugares disponíveis comecem a ser ocupados. Nesta fase a capacidade máxima instalada permite a integração de 40 pessoas, mas há a possibilidade de ampliar as instalações, caso a procura o justifique.

Leia também:

As cláusulas secretas do negócio da Via do Infante

Vai ser preciso tirar férias para ir de Sagres a Faro pela EN 125

O Governo deve estar a gozar com o Algarve

(Visited 407 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE