Lagos promove Jornadas do Monte Molião
Vão ter lugar, no próximo dia 17 de Agosto (5ª feira) as 7ªs Jornadas de Portas Abertas da estação arqueológica do Monte Molião, que são promovidas pela Câmara de Lagos e pelo UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa).
O Monte Molião é uma pequena colina ovalada, localizada na margem esquerda da foz da ribeira de Bensafrim. A investigação que, desde 2007, a UNIARQ tem vindo a efectuar sobre o sítio, com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Lagos, permitiu recolher importantes dados e aproxima-nos deste habitat ocupado desde o século IV a.C. até ao século II d.C e cujos vestígios confirmam a integração do Monte Molião nas grandes rotas comerciais da antiguidade e a interacção dos seus habitantes com outras comunidades humanas mediterrâneas.
As Jornadas de Portas Abertas no Monte Molião decorrem no dia 17 pela manhã, enquanto que, no mesmo dia, no final da tarde, e também no local, vai ter lugar uma mesa-redonda para debater o tema “Que fazer com este sítio? (um futuro para o Monte Molião)”, que, segundo refere a autarquia em comunicado, “tem como objectivo suscitar a discussão acerca do retorno social da investigação neste local e da sua conservação e valorização para a atractividade de Lagos como turístico e cidade inteligente.”
As iniciativas são de carácter gratuito e não são necessárias inscrições.
Leia também:
Fogo transforma em cinzas parte de um bar
Incêndio em bar na zona ribeirinha de Alvor
Treze feridos em dois acidentes