Silves associa-se às Jornadas Europeias do Património

pub
pub

Sob o mote “Património e Natureza”, a Câmara Municipal de Silves volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património através da dinamização de um programa especial que decorrerá nos dias 22 e 23 de Setembro.

A primeira dessas actividades é o lançamento online, no próximo dia 22, de uma brochura das “Lojas com História”. Esta publicação apresenta o levantamento dos estabelecimentos mais antigos do concelho que continuam a exercer a sua actividade seguindo metodologias que os tempos modernos fizeram cair em desuso e que são um “Museu Vivo”, resquícios de um Algarve de outros tempos em que as tradições e necessidades eram outras, e onde o visitante poderá vivenciar cheiros, sons, texturas e até adquirir produtos originais.

Ao todo são uma dezena e meia de estabelecimentos, alguns com portas abertas desde o século XIX ou inícios do século XX, existentes um pouco por todo o concelho.

No dia 23 de Setembro, as propostas abrangem públicos distintos. “Olhar a Paisagem, proteger o Património e a Natureza”, é o nome da batida fotográfica agendada para as 10h00, na zona ribeirinha de Silves e que tem como objectivo registar a Natureza, inserida na malha urbana da cidade de Silves, dando simultaneamente a conhecer, através de imagens fotográficas, a relevância da Natureza na cidade, nos jardins, na envolvência dos monumentos, nas praças, na envolvente ao rio Arade ou até mesmo nos quintais ou nos vasos de uma varanda.

As 24 melhores fotografias – que serão seleccionadas por um júri a designar – serão, depois, expostas numa exposição colectiva, a ter lugar na Igreja da Misericórdia de Silves, entre os dias 20 de Outubro de 2017 e 15 de Janeiro de 2018. O regulamento desta batida fotográfica encontra-se disponível no portal do Município em www.cm-silves.pt.

O workshop “Manhãs de Cal”, é a proposta do Município para o público infantil dos 6 aos 12 anos. A iniciativa tem lugar no Museu Municipal de Arqueologia de Silves, entre as 10h00 e as 13h00, onde os mais novos terão a oportunidade de fazer uma experiência de pintura a fresco, confeccionando as suas próprias tintas coloridas à base de cal e pigmentos naturais, para logo em seguida as aplicar numa tela, com desenho temático inspirado em elementos característicos da cidade. A participação é livre mas sujeita a inscrição prévia.

Leia também:

Ofertas de emprego para instituições

Duas ofertas de emprego para Câmara algarvia

15 ofertas de emprego para escolas algarvias

(Visited 78 times, 1 visits today)
pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

pub

pub

pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.