Quantos votos são necessários para eleger um vereador?

pub
pub

Tal como há 4 anos, a abstenção nas eleições autárquicas, no Algarve, foi muito elevada, tendo ultrapassado a barreira dos 50%. Estavam inscritos nos cadernos eleitorais 380.811 pessoas, mas apenas foram votar 180.662 (47,4%).

Esta circunstância faz com que sejam necessários menos votos para eleger um vereador ou presidente de Câmara. O PS, que foi o partido mais votado, por exemplo, precisou, em média, de 1.394 votos para eleger cada um dos 60 autarcas que conseguiu colocar nos executivos municipais algarvios.

As coligações que envolviam PSD e CDS necessitaram de mais alguns boletins nas urnas, tendo, cada eleito, precisado de, em média, ser apoiado por 1.990 votantes.

A CDU elegeu 6 autarcas (4 em Silves, 1 em Aljezur e outro em Vila Real de Sto. António) e, em cada um dos três concelhos, o ‘custo’, em termos de votos, foi diferente. Em Silves precisou de 2.044 votos para eleger cada um, enquanto que em Vila Real de Sto. António o número baixou um pouco, para 1.789, enquanto que para eleger o de Aljezur apenas precisou de 484 votos.

O Bloco de Esquerda, nestas autárquicas, elegeu um único vereador (João Vasconcelos, em Portimão) tendo, para isso, necessitado de 2.327 votos.

Por regra, em concelhos maiores, como Faro, Loulé ou Portimão para obter presença no executivo municipal cada lista precisou de garantir mais de 2 mil votos. Um número para baixa substancialmente, em concelhos de média dimensão, em termos populacionais, como Lagoa, Lagos, Albufeira, em que isso já pode conseguir a partir dos mil e poucos votos.

Mas é nos pequenos concelhos que fica mais ‘barato’ aceder à vereação, em muitos casos, precisando as formações políticas de menos de 6 ou mesmo 5 centenas de votos. É o caso dos concelhos de Acoutim e Vila do Bispo, os mais ‘baratos’, a este nível. Em Alcoutim, cada um dos 4 eleitos do PS precisou de apenas 327 votos para garantir o lugar, enquanto que, em Vila do Bispo, os socialistas eleitos receberam, em média, cada um 371 votos.

Leia também:

Resultados eleitorais algarvios em directo

Joaquina Matos tem maioria reforçada

Isilda Gomes vence com maioria absoluta

“Quero ter uma vitória esmagadora”

(Visited 373 times, 1 visits today)
pub
pub

pub

pub

pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.