Política

PS garante que há muitos milhões de euros para investir no Algarve

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

“Contrariamente ao que se tem vindo a divulgar, o investimento estrutural no Algarve encontra-se amplamente contemplado no Orçamento do Estado de 2018”, garante, em comunicado, o deputado e líder do PS/Algarve, António Eusébio.

Uma das áreas que destaca é a do Mar, nomeadamente na requalificação do Porto de Portimão (previsão de investimento de 17,5 milhões de euros); requalificação dos Portos de Pesca do Arade (Lagoa) e Quarteira (1 milhão) e na requalificação das margens do rio Gilão (Tavira) com uma dotação de 1,5 milhões. Mas ainda nesta área “temos outros investimentos relevantes entre os quais destacamos alguns como a navegabilidade do Rio Guadiana 1,5 milhões, entre Alcoutim e Mértola; ou a requalificação da muralha da Doca de Faro”.

Na área do Ambiente, e no âmbito das intervenções da Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa, refere projectos como a nova ponte para a Praia de Faro com 2,5 milhões de euros; a requalificação da Ilha da Culatra com 1,5 milhões (ambos em Faro), os projectos de hidrodinâmica das Barras da Armona e da Fuzeta com 6,2 milhões (Olhão) ou a substituição da ponte-cais da Ilha de Tavira com 2,5 milhões (Tavira).

António Eusébio refere, ainda, a este nível, projectos de investimento no saneamento e tratamento de resíduos, já em curso na ETAR de Faro/Olhão de 13,9 M€ ou para os trabalhos previstos para a ETAR da Companheira, em Portimão.

Igualmente na vertente da Segurança “o investimento é uma realidade”. No quadro da lei da programação de equipamentos de segurança “estão previstas intervenções nos postos da Guarda Nacional Republicana em Almancil (Loulé), Lagos, Aljezur, Olhos de Água (Albufeira) e Vila Real de Santo António, bem como nas instalações da divisão da Polícia de Segurança Pública em Portimão, na esquadra de Vila Real de Santo António e no Comando Distrital em Faro”.

Na área da Justiça, refere “o projecto das instalações da Policia Judiciária em Portimão, onde se prevê um investimento de 5 milhões de euros, ao que se alia a reabertura do Tribunal de Monchique encerrado pelo governo PSD/CDS, assim como o retomar do projecto do novo estabelecimento prisional do Algarve que será incluindo na Lei da Programação dos equipamentos do sistema prisional e de reinserção, onde o valor de investimento estimado é de 72,5 milhões de euros”.

Nas áreas da Cultura, Turismo e Economia “não podemos deixar de fazer referência ao programa 365 Algarve com 1,5 milhões de euros, assim como ao investimento anualmente previsto no OE para a Região de Turismo superior a 5 milhões, ou mesmo a dotação nacional do Programa Capitalizar, programa a que as empresas da região terão acesso e que é da maior importância atendendo ao perfil das empresas da região, PME`s e microempresas com problemas de capitalização”.

O deputado refere que com o anterior governo, houve uma “notória desqualificação e degradação” no Serviço Nacional de Saúde na região algarvia, uma tendência que tem vindo, na sua opinião, a ser invertida. Nesse sentido, lembra “o investimento previsto para o Centro Hospitalar Universitário do Algarve de 9,6 milhões de euros, assim como a nova unidade de saúde de Loulé, já em construção, ou mesmo o investimento no projecto de alargamento de medicina dentária na região e na reabertura dos serviços de proximidade do Azinhal (Castro Marim), Bordeira (Faro) e Vaqueiros (Alcoutim), encerrados pelo anterior Governo contra a vontade das autarquias e das populações”.

Ao nível das infraestruturas destaca a obra já em execução na Ponte Internacional do Guadiana, com um investimento de 9,3 milhões (em parceria com o Governo de Espanha), as de reabilitação da EN 125 – Ligação à A22 (Olhão), ponte do Almargem (Tavira) e rotunda da Praia Verde (Castro Marim), no valor de 2 milhões, bem como a da rotunda do Coiro da Burra (Faro), na EN2, com um investimento previsto de 500 mil euros.

  Leia também:

Quatro detidos por tráfico de droga

Sete ofertas de emprego para agrupamentos de escolas

Embarcação encalhada em banco de areia

(Visited 347 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE